Evento homenageia nascimento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira

Evento completa 10 anos resgatando e mantendo vivo o pensamento do homenageado, que foi professor da Universidade

Em comemoração ao nascimento do patrono da educação brasileira, o evento “Paulo Freire em Setembro: ato político pedagógico cultural” teve suas últimas atividades realizadas, ontem (19), dia em que Paulo Freire completaria 102 anos de idade. A abertura da programação aconteceu no Auditório do Centro de Educação (CE) da UFPE, no Campus Recife, reunindo professores, estudantes, pesquisadores e demais pessoas interessadas no pensamento freireano. Promovido pela Cátedra Paulo Freire da UFPE, o evento completa 10 anos de ação acadêmica e cultural como reflexão, luta e celebração, resgatando e mantendo vivo o pensamento do homenageado, que foi professor da Universidade.

O tema desta edição é “Paulo Freire: Educação e Projeto Social Humanizador”, abrangendo três eixos: pedagogia, política e cultura. Segundo a professora Eliete Santiago, que é coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE, este “é um evento que traz Paulo Freire vivo, atual e em movimento para o Campus da UFPE. Uma UFPE que abre suas portas para recepcionar a ele, Paulo Freire, e a sua pedagogia; pedagogia do oprimido”.

“Nós somos, de alguma forma, e de uma forma muito especial, protegidos por Paulo Freire”, disse o reitor Alfredo Gomes. “Ele provoca essa grande união de todos nós; essa grande unidade em torno de pautas fundamentais à sociedade brasileira. Paulo Freire, então, é esse protetor, no bom sentido, de inspirar as transformações sociais que nós precisamos realizar”, ressaltou ele.

Presente ao evento, a senadora por Pernambuco Teresa Leitão lembrou o viés político para o qual o legado freireano aponta. “Educação é um ato político”, afirmou. “É sempre bom a gente estar por aqui [em eventos como este] porque renova nossa esperança, revigora nosso ânimo e nos traz sempre a certeza da atualidade e dos desafios postos por Paulo Freire para o nosso fazer político, para o nosso fazer pedagógico”, completou.

A cerimônia de abertura contou com mesa solene formada por: reitor Alfredo Gomes; professora Eliete Santiago; senadora Teresa Leitão; vice-diretora do CE/UFPE, Tatiana Araújo; presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia  ngela Aguiar; presidenta do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas, Erivalda Torres; representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e vice-presidente do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ronildo Oliveira; presidenta do Sintepe, Ivete Caetano; presidenta da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), Teresa Lopes; presidenta do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação do Jaboatão dos Guararapes (Sinproja), Séphora Freitas; reitora da Unifafire, Maria das Graças Soares; representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, Flávia Campos; e secretário regional da SBPC/PE, José Thadeu Pinheiro.

SETEMBRO – Ao longo deste mês, outros três encontros foram realizados, no âmbito do “Paulo Freire em Setembro: ato político pedagógico cultural”, com mesas de diálogos, intervenções dialógicas, momentos artístico-culturais e exposição. A programação começou no dia 5, no Auditório Paulo Rosas da Adufepe. No dia 13, o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), unidade da UFPE em Caruaru, recebeu as atividades. E no dia 14, foi realizado um evento virtual. A quarta e última ação foi a de ontem (19), no CE e no entorno da escultura de Paulo Freire, no Lago do Cavouco (Campus Recife), onde aconteceu ato político-pedagógico-cultural.

“Nós estamos trabalhando com o DNA do pensamento freireano. Então, quando a gente se reúne, a gente retoma isso”, explicou o professor José Batista Neto, vinculado ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC) do CE/UFPE e membro da Cátedra Paulo Freire da Universidade. Segundo ele, foi também um momento de atualização. “Atualizar significa fazer uma leitura do contexto em que a gente vive, a partir das categorias que ele [Paulo Freire] nos propôs”, ressaltou ele, que também é um dos organizadores do “Paulo Freire em Setembro”.

O evento é capitaneado pela Cátedra Paulo Freire da UFPE e tem parceria da Adufepe, da CNTE, do Sintepe, do Sinproja, da SBPC/PE, do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas e da Unifafire. A primeira edição do evento foi realizada em 2013, ano de aposição da escultura em homenagem a Paulo Freire na área próxima ao Lago do Cavouco, no Campus Recife da UFPE.

Data da última modificação: 20/09/2023, 13:47