Estudantes de Terapia Ocupacional recebem kits para desenvolverem protótipos de produtos de Tecnologia Assistiva

Materiais foram entregues a alunos matriculados na disciplina “Tecnologia Assistiva e Acessibilidade”

Professoras entregaram material aos estudantes na manhã de hoje (3)

O Laboratório de Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional/Núcleo de Tecnologia Assistiva (LabTATO/NTA) da UFPE realizou hoje (3) a entrega de kits com materiais para os alunos do 4º período do curso de Terapia Ocupacional desenvolverem protótipos de produtos de Tecnologia Assistiva durante as aulas remotas da disciplina “Tecnologia Assistiva e Acessibilidade”. As aulas relacionam-se à prescrição e confecção de órteses em gesso e termoplástico, adequação da postura sentada (seating) e dispositivos de assistência para as atividades de vida diária.

“O intuito da ação foi fornecer aos estudantes o material necessário para o acompanhamento das aulas remotas, sob orientação das professoras, com a experimentação prática de diferentes tipos de materiais para a prescrição e confecção de produtos assistivos, colaborando com o aproveitamento acadêmico dos mesmos”, explicou a professora Ana Karina Cabral, coordenadora do LabTATO/NTA. Ela entregou os kits aos estudantes juntamente com as professoras Juliana Marcelino e Danielle Sanguinetti e a subchefe do Departamento de Terapia Ocupacional, Cinthia Kalyne Alves. A ação foi realizada seguindo os cuidados de proteção à saúde, atendendo as diretrizes da instituição.

Kits serão usados na disciplina “Tecnologia Assistiva e Acessibilidade”

“É muito gratificante ver o cuidado e respeito das professoras durante essa adaptação ao período remoto, compreendendo que nós, no papel ocupacional de estudante, durante a pandemia enfrentamos uma rotina diferente. A entrega dos kits foi de suma importância, já que com o ensino remoto e em casa não teríamos os materiais necessários para esse melhor aproveitamento dos conteúdos da disciplina. Como aluna, fico muito feliz em fazer parte do Departamento de Terapia Ocupacional e saber que tenho professoras tão engajadas e dedicadas para que eu tenha uma ótima formação profissional, não deixando para trás esse olhar humano do cuidado”, afirma a estudante Hélyta Amara Silva dos Santos.

Professora Ana Karina Cabral

anakarina.cabral@ufpe.br