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Projetos de inovação no ensino de graduação contribuem para a formação dos estudantes
O Edital de Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação é uma iniciativa das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Pesquisa e Inovação (Propesqi)
Fotos: Divulgação
Alunos e docentes utilizam drone em práticas de campo em Arqueologia na Região Nordeste
Apoiar financeiramente projetos inovadores voltados ao ensino de graduação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), visando ao fortalecimento da permanência e ao êxito dos estudantes. Esse é o objetivo central do Edital de Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação, uma iniciativa das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Pesquisa e Inovação (Propesqi). A ação já apresenta resultados positivos entre os 21 projetos aprovados em 2022, ano de lançamento do primeiro edital. A seleção de 2023 está em andamento.
No ano passado, foram destinados R$ 620 mil para a iniciativa, beneficiando 13 projetos na faixa A (valor individual de até R$ 20 mil) e oito projetos na faixa B (valor individual de R$ 20.001,00 até R$ 50 mil). Os recursos, já distribuídos, são destinados à aquisição de equipamentos (material permanente) e/ou de material de consumo e serviços (custeio). “O Edital de Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação tem como foco ampliar o desenvolvimento de atividades diversificadas nos cursos de graduação com objetivo de propor práticas de ensino inovadoras, quer seja na criação de novos processos, produtos ou procedimentos, bem como na melhoria dos que já vêm sendo desenvolvidos”, explica a pró-reitora de Graduação, Magna Silva.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli, o edital abre novas possibilidades na área de inovação. “O edital visa apoiar inovações no processo de ensino de graduação. A ideia é estimular os professores e cursos a desenvolverem novas abordagens pedagógicas, modernizando o ensino de graduação na UFPE”, defende ele.
Os dados são processados nas dependências do Laboratório de Geoarqueologia
ARQUEOLOGIA - O projeto “Cartografia Arqueológica: Documentação Tridimensional por meio de Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) e Aerofotogrametria” é um dos aprovados na faixa A. Graças ao aporte de R$ 20 mil oriundos do edital, foi possível adquirir um VANT, também conhecido como drone, quadrimotor com capacidade de fotografia e filmagem de alta resolução e habilitado para a realização de mapeamentos.
O equipamento está sendo utilizado, desde setembro do ano passado, em práticas de campo em Arqueologia na Região Nordeste. As imagens capturadas pelo drone servem à contextualização de sítios arqueológicos históricos e pré-históricos e à realização do mapeamento de alta precisão e alta resolução desses sítios. Os dados são processados nas dependências do Laboratório de Geoarqueologia. O material já resulta em modelos tridimensionais disponíveis em plataforma 3D e em três artigos científicos publicados em periódicos.
“O edital de inovação abre possibilidades de aplicação e desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas com os estudantes da graduação. É uma ótima maneira de renovar a dinâmica de ensino em sala de aula, em campo e no laboratório”, assegura o professor Bruno Tavares, que lidera este projeto junto com o professor Demétrio Mützenberg, ambos do Departamento de Arqueologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, no Campus Recife.
Estudantes de Física-Licenciatura e Engenharia Civil são beneficiados com o projeto
FÍSICA - Já o projeto “Efeito Fotoelétrico e Espectro Atômico: Experimentos de Física Moderna para a Formação de Professores em Física”, selecionado na faixa B, recebeu R$ 36 mil para a compra de dois conjuntos de experimentos didáticos de Física Moderna, beneficiando estudantes dos cursos de Física-Licenciatura e Engenharia Civil do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. Esse material, que envolve práticas de efeito-fotoelétrico, espectro de emissão atômica, entre outros, visa à realização de práticas em disciplinas dos cursos e em atividades de divulgação científica junto a escolas da região.
Recursos foram usados na compra de dois conjuntos de experimentos didáticos de Física Moderna
Responsável pelo projeto, o professor João Eduardo Fernandes Ramos, do Núcleo de Formação Docente do CAA – curso de Física-Licenciatura, elenca resultados apresentados principalmente na disciplina de Laboratório de Física Moderna. “O conjunto já vem sendo utilizado há dois semestres, tanto pelo curso de Física-Licenciatura quanto Engenharia. Foram elaborados roteiros experimentais”, afirma. “O impacto dos experimentos tem sido muito positivo, pois, por ser um conteúdo em que a experimentação é mais ‘difícil’, a presença dos experimentos acaba auxiliando na visualização dos experimentos”, completa.
2023 – A edição 2023 do Edital de Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação, cujas inscrições terminaram no dia 1º deste mês, destinará um total de R$ 700 mil em recursos para projetos de inovação. As informações sobre o processo seletivo podem ser acompanhadas no site da Prograd. “É uma grande oportunidade para que docentes tenham recursos com a possibilidade de qualificação dos laboratórios, melhoria dos equipamentos e implementação de procedimentos e ações de ensino inovadoras, todas com grande impacto social. O edital teve uma intensa adesão [em 2022], e nossa expectativa [em 2023] é termos a aprovação de outros excelentes projetos em todas as áreas do conhecimento na UFPE”, finaliza Magna Silva.