Estudantes da UFPE conquistam o 3º lugar na competição nacional Hackathon OLX

A equipe MiNax, composta por Marina Paixão, Natalie Chaves e Uanderson Ricardo, desenvolveu a solução “OLX 360°”, que emprega Inteligência Artificial

A equipe MiNax, composta pelos estudantes Marina Paixão (Expressão Gráfica), Natalie Chaves (Design) e Uanderson Ricardo (Engenharia da Computação) da UFPE, brilhou no cenário nacional ao alcançar o 3º lugar no Hackathon OLX, que ocorreu de 13 a 22 deste mês. Essa competição, promovida pela OLX e inserida no evento Hacktudo – Festival de Cultura Digital, no Rio de Janeiro, reuniu mentes criativas e inovadoras em busca de soluções para aprimorar a experiência de compra de produtos de segunda mão na plataforma nacional OLX.

O desafio de 2023 consistia em explorar como a OLX Brasil poderia utilizar a tecnologia e a inovação para aprimorar a experiência do usuário. A equipe MiNax respondeu a esse desafio desenvolvendo a solução “OLX 360°”, que emprega Inteligência Artificial para melhorar os processos de busca de produtos, a comunicação com vendedores e a veracidade dos anúncios.

Numa competição que contou com quase 90 inscritos, a equipe MiNax não apenas se destacou, mas também alcançou a seleção entre as dez equipes finalistas, representando o estado de Pernambuco. Como resultado de seus esforços e criatividade, eles conquistaram o 3º lugar e um prêmio no valor de R$ 4 mil. Isso exemplifica o poder de uma equipe multidisciplinar, capaz de combinar conhecimentos de diferentes áreas para criar soluções inovadoras em conjunto.

A “OLX 360°” foi desenvolvida em duas semanas com Marina e Natalie responsáveis pelo design, enquanto Uanderson se encarregou do desenvolvimento do código. O trio desempenhou um papel ativo em todas as etapas, da pesquisa à apresentação. Durante a primeira semana, eles conduziram pesquisas no Reclame Aqui e testes de usabilidade no site da OLX, identificando problemas-chave e criando um protótipo inicial.

Selecionados para a final, os estudantes realizaram uma pesquisa própria com 84 compradores da OLX via Google Forms, obtendo dados valiosos para refinar e aprimorar a solução. O 3º lugar no concurso representa um marco, e a OLX planeja implementar as soluções gradualmente, embora sem data específica.

“O Hackathon OLX se revelou uma oportunidade excepcional para aplicarmos e aprimorarmos os conhecimentos adquiridos na Universidade, abrangendo não apenas habilidades técnicas, mas também competências interpessoais. Além disso, acrescentou um valioso capítulo ao nosso currículo. Durante o evento, tivemos o privilégio de interagir com mentores experientes e nos conectarmos com estudantes de todo o Brasil que compartilham nossa paixão por tecnologia e inovação. Estamos felizes por termos sido os representantes de Pernambuco na fase final e orgulhosos pelo reconhecimento que conquistamos ao alcançar o 3º lugar. Esperamos que a ‘OLX 360°’ tenha um impacto positivo para os compradores e estamos cheios de expectativas para vê-la em ação!”, conta a equipe MiNax.

Para saber mais sobre a solução desenvolvida pela equipe MiNax, assista à apresentação do protótipo da primeira fase.

E para ver como foi a apresentação da solução no Hackathon OLX, assista ao pitch no YouTube.

Data da última modificação: 27/10/2023, 13:20