Estudante de Medicina da UFPE é premiado na Olimpíada Brasileira de Fisiologia

Pedro Fernandes concorreu com outros 264 estudantes de todo o país

O estudante do curso de Medicina do Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pedro Fernandes, ficou em terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Fisiologia. Organizada pela Sociedade Brasileira de Fisiologia (OBFis), a competição é voltada a estudantes de graduação e tem como objetivo incentivar jovens talentos. A 3ª Olimpíada Brasileira de Fisiologia foi realizada junto à 5ª Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG). As competições acontecem anualmente e visam estimular o interesse dos jovens em carreiras científicas e tecnológicas. A cerimônia de premiação aconteceu durante o encerramento do 27º Encontro Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), em 30 de agosto, no Hotel Atlântico Búzios Convention, em Armação dos Búzios, Rio de Janeiro.

Para Pedro, participar da competição foi uma experiência gratificante. O estudante, que tem 20 anos e está no quarto período da graduação, concorreu com outros 264 estudantes de todo o país. “Eu fiz a primeira fase sem muitas expectativas, mas, ao longo das provas, fui me animando. A experiência no evento e na premiação foi incrível. Pude conhecer muitos pesquisadores e linhas de pesquisa que nem imaginava. Pude aprender muito, tanto fazendo a prova quanto e, principalmente, no evento”, conta. O aluno, atualmente, é monitor de fisiologia no Laboratório de Neurofisiologia da UFPE sob supervisão da professora Belmira Lara. Além de Pedro, a Olimpíada Brasileira de Fisiologia contou com a participação de outros dois estudantes da UFPE, Mateus Willams de Amorim Vasconcelos e Suellen Cristina Barbosa de Amorim. Na olimpíada, o primeiro lugar ficou com o estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Davi Carneiro Geraldo; o segundo lugar, com Eduardo Alves Ribeiro, aluno da Universidade de São Paulo (USP).

A competição teve três etapas. A primeira, chamada Prova Quiz, consistiu em um teste de múltipla escolha com 50 questões, que abrangiam conceitos básicos de neurociências e fisiologia. Os participantes tinham 120 minutos para completar a prova. Os 50% melhores classificados avançaram para a etapa seguinte, a Prova de Conhecimentos Avançados. Nela, os estudantes foram avaliados com base em um teste sobre conhecimentos mais avançados de fisiologia. O teste foi mais detalhado e exigiu um entendimento mais profundo dos conceitos. Os participantes tiveram 60 minutos para completar a prova, que consistiu em 25 questões de múltipla escolha. Os 20 melhores classificados avançaram para a terceira etapa, a Prova Live Questions. Nessa última fase da competição, os participantes tinham que responder a perguntas ao vivo, em tempo real. A prova tinha 25 questões e os participantes, 90 segundos para responder cada uma delas.

Data da última modificação: 18/09/2023, 13:13