Notícias Notícias

Voltar

Espaço Trans do HC amplia diálogo com a comunidade com Fórum Popular

Durante o evento, houve apresentação sobre o funcionamento do Espaço Trans, formação de grupos de discussão, plenária e construção de propostas

Ampliar o diálogo com a comunidade trans, à base de debate e elaboração de propostas de melhorias para o Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas da UFPE. Essa foi a marca do 1º Fórum Popular promovido pelo Espaço Trans, realizado na tarde de ontem (18). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Debates envolvem questões de saúde, relações familiares e direitos

Nestes três anos em que conquistou o credenciamento do Ministério da Saúde, o Espaço ganhou o respeito da comunidade trans e virou referência nacional atestada pelo próprio ministério. “Mais do que fazer a hormonoterapia ou as cirurgias (como redesignificação sexual, histerectomia, mastectomia etc.), temos o cuidado no acompanhamento dessas pessoas que, muitas vezes, têm problemas nas relações familiares, têm dificuldades quanto à empregabilidade, sofrem violação de seus direitos, querem saber como adotar o nome civil, entre outras coisas”, explicou a coordenadora do Espaço Trans, Suzana Livadias.

Durante o evento, houve apresentação sobre o funcionamento do Espaço Trans, formação de grupos de discussão, plenária, construção de propostas, celebração dos três anos de credenciamento, entre outras ações.

“Encontros como esse são importantes, afinal, tudo sempre pode melhorar. A acessibilidade das pessoas trans aos serviços de saúde, ao Ministério Público e outros setores ainda é difícil. É preciso criar uma interseção maior com a sociedade. As demandas que surgiram aqui precisam ganhar setores sociais maiores”, explica Bruna Rosa, que é acompanhada pelo Espaço Trans há um ano.

Data da última modificação: 19/10/2017, 14:44