Encontro internacional reúne filósofos e ex-ministro da Educação no Recife

Evento faz parte da programação dos 40 anos da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe)

O crescimento de regimes autoritários e totalitários ao redor do mundo estará em pauta, na próxima semana, durante o 12º Encontro Internacional Hannah Arendt, que será realizado de terça (28) até quinta-feira (30), no Auditório Paulo Rosas, na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe). O evento, que faz parte da programação dos 40 anos da Adufepe, pretende fomentar o debate sobre as teorias políticas da filósofa alemã e trará ao Recife o ex-ministro da Educação, filósofo e cientista político Renato Janine, que lançará seu livro “A pátria educadora em colapso”, e o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), professor Adriano Correia. As inscrições já estão esgotadas.

A programação inclui ainda convidados internacionais, como a professora doutora Beatriz Porcel e o doutorando Adilson Silva Ferraz, ambos da Argentina. “Hannah Arendt foi perseguida durante a II Guerra Mundial e, por conta disso, fugiu para os Estados Unidos, onde viveu como refugiada. Em sua obra mais famosa, ‘As origens do totalitarismo’, retrata a ascensão do nazismo e stalinismo, regimes que têm como essência o terror”, detalhou o vice-presidente da Adufepe, professor Fernando Nascimento.

ENCONTRO – O XII Encontro Internacional Hannah Arendt é promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco. Fundado em 2006, o projeto itinerante percorreu diversas cidades do país promovendo interação acadêmica entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Também aportou na Universidad Nacional de Rosario, na Argentina. Ano passado, reuniu mais de 500 pessoas em três dias de atividades em Teresina, no Piauí. A próxima edição será em 2021, no Rio de Janeiro.

Data da última modificação: 24/05/2019, 17:30