Notícias Notícias

Voltar

Doutorandos de Ciência Política da UFPE lançam segundo volume da coletânea “Ciência Política: uma proposta educativa”

Obra está disponível para download grátis

Uma das grandes dificuldades nas democracias contemporâneas, principalmente aquelas assoladas por algum tipo de populismo, é compreender o significado das políticas públicas. Com objetivo de auxiliar o grande público nessa compreensão, os doutorandos Pedro Nascimento e Ana Tereza Duarte, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE, organizaram o segundo volume da Coletânea Ciência Política: uma proposta educativa. O livro foi publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba e Plural Press, estando disponível gratuitamente aqui e no site da editora. 

“No primeiro volume da coletânea, publicado em 2022, reunimos um total de 20 autores, entre cientistas políticos e juristas, contemplando temas como democracia, a relação entre Executivo e Legislativo, presidencialismo de coalizão, participação social, função e atuação do Poder Judiciário, regimes políticos, transparência, opinião pública, cultura política e confiança nas instituições, sempre em linguagem acessível, objetivando alcançar tanto acadêmicos como o publico em geral”, comenta Ana Tereza Duarte.

“No segundo volume, tivemos a preocupação de abordarmos as apolíticas públicas no âmbito nacional e na América Latina. Entendemos que existe um déficit de conhecimento entre a sociedade e até mesmo em alguns gestores a respeito das políticas públicas. O segundo volume surge para fomentar o conhecimento nessa área”, pontua Pedro Nascimento. O segundo volume contém 11 artigos, redigidos por 26 autores entre discentes, docentes e juristas, que analisam as políticas públicas tanto com abordagem teórica como empírica.

Com objetivo de cumprir a função social do projeto, o segundo volume foi lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e pode ser baixado gratuitamente no site da editora em

Leia mais sobre a primeira edição do “Ciência Política: uma proposta educativa”. A coletânea está disponível aqui. 

Data da última modificação: 02/08/2023, 15:26