Doutoranda da UFPE busca voluntários para testar jogo digital que ensina usuários da internet a reconhecer fake news

Podem participar da pesquisa pessoas brasileiras (preferencialmente), de 18 a 24 anos de idade

O jogo digital Meias #Verdades foi criado com a proposta de ensinar usuários das redes sociais a reconhecer conteúdos falsos e/ou distorcidos na internet, popularmente conhecidos fake news. Como parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPE, a doutoranda Karoline Fernandes está em busca de voluntários para testar a eficácia do game – pessoas brasileiras (preferencialmente) e que tenham de 18 a 24 anos de idade.

Para participar da pesquisa, basta seguir as instruções contidas na página do jogo Meias #Verdades ou fazer a solicitação para a pesquisadora Karoline Fernandes por e-mail (karoline.fernandes@ufpe.br).

A doutoranda explica que o jogo Meias #Verdades aplica os conceitos da Teoria da Inoculação Psicológica para estimular nos usuários de redes sociais a construção de habilidades para identificar a desinformação.

“Desenvolvida nos Estados Unidos entre os anos de 1960 pelo psicólogo social Willian McGuire, a teoria apresenta o método prebunking (pré-desmascaramento), que consiste na apresentação prévia de uma ameaça (conteúdo a ser combatido) junto a um argumento de refutação. O método foi testado no contexto da desinformação pela primeira vez em meados de 2017 a partir dos estudos conduzidos pelos pesquisadores da Universidade de Cambridge Sander van der Linden e John Roozembek, que obtiveram resultados positivos e, desde então, têm inspirado acadêmicos de várias áreas do conhecimento”, destaca Karoline Fernandes.

Ela continua: “O método prebunking segue a mesma lógica de uma vacina biológica, a qual nosso organismo é exposto a doses enfraquecidas de um vírus para estimular a produção de anticorpos. O método defende que é possível despertar a criação de ‘anticorpos psicológicos’ para proteger indivíduos contra as ameaças da desinformação, ao oferecer pequenas doses dessas informações duvidosas, acompanhadas de sua respectiva contra-argumentação”.

A pesquisadora pontua ainda que a estética do jogo Meias #Verdades incorpora elementos da Ferramenta de Avaliação do Design de Jogos Sérios (SGDA, do inglês Serious Game Design Assessment Framework), adotada em função do propósito do jogo, que é de “estimular o letramento midiático da sociedade brasileira, considerando a linguagem dos jogos sérios não como uma experiência, mas como um poderoso instrumento de comunicação, pelo seu potencial de engajamento e entretenimento”.

No Doutorado, Karoline Fernandes é orientada pelas professoras Nadi Helena Presser (PPGCI-UFPE) e Luciana Monteiro-Krebs, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A primeira versão do protótipo contou com a parceria do Meaningful Interactions Lab (Mintlab), da KU Leuven University (Bélgica), sob supervisão do pesquisador David Geerts. A experiência ocorreu por meio do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A equipe desenvolvedora do jogo Meias #Verdades conta ainda com as participações de Cecília Ceci (nas ilustrações e direção criativa), Gabriel Candido (na programação) e Thamyres Oliveira (na consultoria em produção cultural).

Karoline Fernandes

karoline.fernandes@ufpe.br