Convênio do Ministério da Educação com o Centro de Informática monta equipe de colaboradores

O projeto visa criar jogos educativos para o governo

Da Assessoria do CIn

No final de 2019, o Ministério da Educação (MEC) fechou convênio com o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para realização de um projeto de desenvolvimento de recursos digitais para alunos do ensino médio. Coordenado pelos professores do CIn Alex Sandro Gomes e Ricardo Massa, o projeto visa desenvolver 24 Recursos Educacionais Digitais (REDs) para o ensino médio no período de dois anos, sendo composto por 12 jogos de matemática e 12 jogos de ciências da natureza. A execução do projeto ocorrerá no Laboratório Viitra UFPE, vinculado ao CIn, mas situado na Positiva, unidade que promove a convergência entre as competências técnicas e científicas da UFPE e as demandas da sociedade civil.

Apesar de ser liderado pelo CIn, também participarão professores e alunos do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e do Centro de Educação (CE) da UFPE. Tiago Nogueira e Leandro Queiroz, alunos do CIn e orientandos dos professores coordenadores, participam da equipe do projeto e estão envolvidos na busca por colaboradores. No total, a equipe será composta por um gerente de projetos, um scrummaster (especializado no framework de gerenciamento de projetos Scrum), quatro desenvolvedores de jogos, dois designers de jogos, dois designers digitais, dois ilustradores, quatro educadores conteudistas e dois pesquisadores. As inscrições para ocupação das vagas, voltadas para alunos dos cursos de pós-graduação da UFPE, estão abertas até o dia 20 de janeiro. Os selecionados receberão bolsas de R$ 2 mil a 2,4 mil. Todas as informações a respeito dos requisitos e processo de seleção estão disponíveis nos links abaixo:

- Designer digital

- Game designer