Notícias Notícias

Voltar

Comissão do HC promove ação sobre importância dos cuidados paliativos

A ação do dia 9 contará com entrega de folhetos educativos, exibição de vídeos e depoimentos de profissionais envolvidos com a paliação no HC

A Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da UFPE promove ação educativa, amanhã (9), nas Portarias 1 e 4, para lembrar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, celebrado no segundo sábado de outubro (neste ano, no dia 10). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ação do dia 9 contará com entrega de folhetos educativos, exibição de vídeos e depoimentos de profissionais envolvidos com a paliação no HC (no totem localizado na Portaria 1), pôsteres e esclarecimentos a profissionais e pacientes do HC, nas Portarias 1 e 4. “Nosso objetivo é aumentar a conscientização e compreensão das necessidades (médicas, emocionais, sociais, práticas e espirituais) de pessoas que vivem com uma doença que limita a vida, seja pessoalmente ou apoiando um ente querido”, afirma a médica clínica Christyanne Rodrigues, que coordena a Comissão.

Este ano, o tema escolhido pela organização internacional não governamental The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) é “Meu Cuidado. Meu Conforto”, e busca chamar a atenção da sociedade para a necessidade de priorizar políticas e serviços referentes aos cuidados paliativos.

No HC, a Comissão de Cuidados Paliativos é composta por uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais), que é responsável por prestar consultorias em cuidados paliativos às equipes assistentes.

Ainda segundo a médica, os cuidados paliativos devem ser iniciados com o diagnóstico de doenças que ameacem a continuidade da vida como, por exemplo, as crônicas, progressivas e sem proposta de tratamento curativo ou que possam trazer grande carga de sofrimento físico, psicossocial e espiritual para o paciente e/ou família. “Por meio de uma comunicação assertiva e empática, decisões são tomadas em conjunto com a equipe assistente, paciente e familiares, de acordo com a história de vida, desejos e autonomia da pessoa”, explica Christyanne Rodrigues.

A comissão, que existe desde novembro de 2016, atende, em média, cinco solicitações de consultorias por semana e vem ganhando maior atuação nos últimos anos. Ela trabalhou, no período mais agudo da pandemia da Covid-19, em conjunto com as equipes de Comunicação, UTI e Enfermaria, a fim de oferecer uma melhor assistência aos pacientes que necessitavam de cuidados paliativos. A comissão já traça junto à Superintendência do HC os primeiros passos para a criação de um Serviço, visando a um atendimento horizontal e perene.

Data da última modificação: 08/10/2020, 14:38