Notícias Notícias

Voltar

Começa a campanha de doação de sangue do HC em parceria com o Hemope

Ação vai até amanhã (19) e é aberta ao público

Começou hoje (18) a 7ª campanha de doação de sangue do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco). A ação é aberta ao público em geral que pode comparecer na Unidade de Reabilitação do HC (sala de fisioterapia), no térreo do hospital, até amanhã (19), das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, para efetuar a doação. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Fotos: Unidade de Comunicação do HC-UFPE/Ebserh

O tema desta edição é “Doação de sangue: viva o lado doador da vida”. “É muito importante esse tipo de ação porque facilita a doação. Eu estou acompanhando minha esposa que vai fazer uma cirurgia aqui no hospital e já aproveitei para fazer a minha doação. O ser humano está aqui na Terra também para ajudar os outros”, afirma o autônomo Alexandre Rodrigues, que mora em São Vicente Ferrer, na Zona da Mata Norte, a cerca de 110 quilômetros do Recife.

“É de grande importância essa ação realizada por nossos profissionais em parceria com o Hemope. Há sempre muito engajamento e comprometimento da nossa equipe, que sempre bate as metas. É desafiador manter essa chama acesa e todas estão de parabéns”, destacou o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HC, Glauber Leitão, que representou a diretoria do hospital na abertura da campanha.

A diretora de Hemoterapia do Hemope, Anna Fausta de Oliveira, ressaltou a necessidade de ações regulares externas para a ampliação da captação de sangue. “A comodidade e a facilidade de ter a coleta no ambiente de trabalho, de estudo ou no local em que a pessoa frequenta de forma regular (como um hospital) facilitam a fidelização do doador. E aqui no HC, nossas campanhas são sempre um sucesso devido ao engajamento da equipe que organiza e de todos que vêm doar”, afirmou a gestora do hemocentro.

A assistente social do HC e uma das organizadoras da campanha, Edna Barbosa, salientou o apoio institucional que a Comissão do Programa Pró-Sangue recebe da gestão do hospital. “Esse é um trabalho de equipe que conta com o apoio da gestão do HC e tem o total envolvimento do Serviço Social, da Enfermagem, da Agência Transfusional, das Unidades de Patrimônio e de Manutenção (que nos dão o suporte) e da Unidade de Reabilitação, que cede o espaço e nos ajuda”, pontuou Edna Barbosa.

QUEM PODE DOAR - Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 Kg. Além disso, é recomendado que o doador tenha repousado, no mínimo, seis horas na noite anterior, não ter ingerido álcool 12 horas antes da doação, não fumar (três horas antes) ou estar em jejum.

Desde 2019, o HC realiza duas campanhas de doação por ano. Em novembro passado, o hospital registrou o seu recorde, com a captação de 229 bolsas de sangue. Cada bolsa pode beneficiar até quatro pessoas.

PAINÉIS - Na busca por utilizar sua influência e popularidade para causas nobres, o artista gráfico, ilustrador e desenhista Rafa Mattos abraçou a campanha de doação de sangue do HC. Desde os 19 anos, o artista demonstra sua dedicação como doador de sangue, utilizando sua voz e seu compromisso com a responsabilidade social para destacar a importância dessa atitude solidária. Por meio dessa ação, ele busca despertar a consciência dos seus seguidores e da sociedade como um todo para a relevância da doação de sangue e promoção da solidariedade.

De acordo com o artista, há, aproximadamente, 20 anos, ele foi profundamente impactado por uma campanha de doação de sangue, como a realizada pelo HC e pelo Hemope, que o incentivou a virar um doador regular. Essa experiência o inspirou a construir diversas campanhas em parceria com várias instituições e marcas, principalmente à frente da “Plante Amor Colha O Bem”, movimento idealizado pelo artista. “A principal motivação de colocar a minha arte nesse projeto é poder sensibilizar as pessoas e mostrar que o gesto de doação tem a ver com amor ao próximo, que é uma questão necessária, onde vamos encontrar a união e solidariedade, lembrando sempre que o sangue é um elemento tão importante, fundamental e a única forma de consegui-lo é através da doação de pessoas que agem por amor ao próximo”, disse.

Em seus trabalhos, Rafa Mattos é conhecido por utilizar spray sobre superfícies diversas. No projeto desenvolvido no HC, ele optou por realizar o grafite em um banner plástico para garantir maior durabilidade de uma das obras, empregando as mesmas técnicas que são utilizadas em suas artes de rua. Além disso, nas peças produzidas, o artista trouxe elementos como um doador e um receptor, inspirados nos colaboradores do almoxarifado, Clara da Silva e José Mário. Ele também incluiu mensagens positivas e uma bolsa de sangue em formato de coração, buscando evidenciar a humanização para o processo e demonstrar a relação de amor que existe no ato de doar. “Eu costumo dizer que a minha arte é um veículo para fazer as mensagens de amor chegarem às pessoas”, acrescentou.

PLANTE AMOR COLHA O BEM - O movimento “Plante Amor Colha O Bem” foi criado em setembro de 2012, no Recife, por Rafa Mattos, carioca que reside na capital pernambucana há 12 anos. Liderando o projeto, o artista assumiu o papel de “Jardineiro de Amor”, combinando design, arte, comunicação, filosofia e empreendedorismo para transformar sentimentos em resultados concretos.

“Tudo começou em 2012 quando eu, publicitário, estava cansado de fazer campanhas sem um propósito verdadeiro e decidi desenhar com duas canetas, uma preta de traço e uma vermelha de amor, alguns objetos que eu achava na rua, como resíduos, pedaços de madeira e metal e cerâmica. E assim surgiu o 'Plante Amor, Colha o Bem', simbolizado pelo regador com o coração, que veio de uma inspiração da minha avó Antônia que me criou e formou o meu caráter com essa frase e algumas outras. De repente, quando eu percebi, ele já era um movimento que propagava amizade, solidariedade, união”, contou.

Data da última modificação: 18/07/2023, 15:10