Colégio de Aplicação da UFPE premia estudantes que participaram de projeto que estimula a leitura e a produção de resenhas críticas

Mais Resenha! Nas linhas da leitura crítico-literária é o nome da iniciativa

O projeto de extensão Mais Resenha! Nas linhas da leitura crítico-literária, do Colégio de Aplicação (CAP) da UFPE, realizou, na última quinta-feira (24), a premiação dos estudantes que participaram do concurso de produção de resenhas em 2021. Os prêmios incluíram kits de livros de literatura, certificados de primeiro, segundo e terceiro lugares para os alunos classificados e menção honrosa aos demais participantes. Os textos contemplados estão disponíveis para leitura no blog do Mais Resenha!.

Na categoria texto escrito do Ensino Médio houve premiação de primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, para os alunos José Maurício Bazante, Camila Vaz e Laura Silva. No ensino fundamental, as premiações foram para Maria Eduarda Lima, Fernanda Alves e Gabriel Belo.

Já na categoria texto digital, houve empate no primeiro lugar entre os estudantes Maria Clara Lima e Lara Nepomuceno, e empate também no segundo lugar entre Clarice Barbosa, Elisa Silva e Júlia Kulik. Além da premiação aos classificados, foram entregues menções honrosas aos outros 12 participantes. A lista dos premiados pode ser acessada no blog.

SOBRE O MAIS RESENHA! – Criado em 2011 pela equipe de língua portuguesa do CAP, o Mais Resenha! tem como objetivo motivar a prática da leitura crítica com a produção de textos do gênero resenha, em forma escrita ou digital, entre os alunos da educação básica. Ao todo, já foram realizadas sete edições. Segundo a coordenadora do projeto, professora Adriana Rosa, a adesão dos estudantes é satisfatória, cerca de 1/3 do alunado participa incentivado pelos professores.

“O projeto tem colaborado para a formação de leitores mais críticos e comprometidos com a socialização de suas impressões, compreensões e interpretações sobre os livros lidos”, afirma Adriana. Para ela, a construção de uma  rede de leitores literários, seja de obras antigas ou contemporâneas, favorece a consolidação de uma cultura de leitura compartilhada em contextos que vão além da sala de aula.

As inscrições para a edição 2022 terão início no mês de agosto. Podem participar todos os estudantes regularmente matriculados no Colégio de Aplicação, que preencham a ficha de inscrição disponibilizada no blog do projeto e a enviem para o e-mail maisresenha@gmail.com. A premiação está prevista para o mês de outubro, durante a Semana Nacional da Leitura e da Literatura do Colégio.

Data da última modificação: 28/03/2022, 15:24