Notícias Notícias

Voltar

CNPq lança chamada para empreendimentos e soluções de base tecnológica na área de Grafeno

Propostas são recebidas até o dia 24 de abril

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (Sempi), divulgou a chamada pública CNPq/MCTIC/SEMPI Nº 01/2020 para apoio de empreendimentos e soluções de base tecnológica na área de Grafeno. Propostas são recebidas até o dia 24 de abril. A chamada disponibiliza o valor global de R$ 1.586.000 para financiamento dos projetos. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet, através do Formulário de Propostas on-line disponível na Plataforma Carlos Chagas

A chamada tem como objetivo selecionar e apoiar propostas de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação que visem gerar empreendimentos e soluções de base tecnológica, tendo como principal objeto o Grafeno. Os projetos devem visar à geração de Produto Mínimo Viável (MVP) e modelo de negócio validado e devem ser executadas por equipes empreendedoras ou startups que se encontrem em estágio inicial.

Serão financiados projetos que se enquadrem em um dos temas propostos pelo edital: Aplicações e soluções para o Sistema Único de Saúde (SUS); Dispositivos para aumento da produtividade no agronegócio (Agro 4.0); Soluções para as áreas de Petróleo e Gás; Sensores ou dispositivos para conectividade urbana (Cidades 4.0); Soluções para internet das coisas (IoT); Desenvolvimento de novos processos de produção e purificação ou novos processos escalonáveis e reprodutíveis para o Grafeno com até 10 (dez) camadas; Soluções para aumentar a conectividade 5G; Novos dispositivos utilizando fotônica, nanotecnologias e semicondutores; Soluções tecnológicas de cunho social; Novos dispositivos para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Data da última modificação: 11/03/2020, 14:59