Notícias Notícias

Voltar

CIn tem trabalhos aprovados em chamada de projetos sobre segurança cibernética

Dos cinco trabalhos selecionados na chamada, dois tiveram a participação de professores do Centro.

O Centro de Informática (CIn) da UFPE teve dois projetos aprovados na última Chamada da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em conjunto com a National Science Foundation (NSF), principal agência americana de apoio à pesquisa básica. Os projetos serão desenvolvidos durante o período de até dois anos e com um orçamento de 3 milhões de dólares para serem executados. Dos cinco trabalhos selecionados na chamada, dois tiveram a participação de professores do Centro.

Para José Augusto Suruagy, vice-diretor do CIn e autor de um dos projetos aprovados, a relevância que esta conquista tem para os docentes é o financiamento de projetos realizados de forma colaborativa com parceiros americanos – e em temas de extrema importância, relacionados à segurança de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e redes de operadoras.

Além disso, o resultado do CIn na concorrida seleção ressalta a qualidade da pesquisa desenvolvida no centro. “Estes editais de colaboração internacional são essenciais para manter a colaboração e internacionalização da nossa pesquisa”, destaca Suruagy.

O processo de seleção da chamada recebeu um total de 57 propostas. Destas, 20 passaram para a segunda fase e foram submetidas para análise realizada em conjunto por avaliadores brasileiros e americanos.

PROJETOS APROVADOS – Um dos projetos aprovados, intitulado “Lightweight Policy Enforcement of Information Flows in IoT Infrastructures”, foi elaborado pelos docentes José Augusto Suruagy, Marcelo d'Amorim, Paulo André da Silva Gonçalves e Kiev Gama. O trabalho também teve a participação de pesquisadores das universidades americanas de Michigan (UMich) e de Illinois Urbana-Campaign (UIUC).

O segundo trabalho aprovado com participação do CIn foi na área de Segurança e Privacidade em Redes. O professor Stênio Fernandes elaborou, ao lado de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Califórnia em San Diego e da Texas A&M Engineering Experiment Station, o projeto com o tema “Securing Networks in the Programmable Data Plane Era”.

 

Data da última modificação: 28/06/2017, 14:57