Notícias Notícias

Voltar

Ciclo de Estudos Viva Voz terá encontros sobre diversidade linguística no Brasil

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulário on-line

O projeto de extensão Viva Voz promove uma série de encontros sobre diversidade linguística no Brasil, à luz da Tipologia Linguística, a partir da quinta-feira (23). As conversas do Ciclo de Estudos Viva Voz (CEViVo) ocorrem das 10h às 12h, no Laboratório de Linguística Luiz Antônio Marcuschi (LAM), que fica no Centro de Artes e Comunicação (CAC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste formulário (vagas limitadas). 

Coordenado pelos professores Maria Luisa Freitas e Rafael Nonato, o CEViVo é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Indigenistas (NEI), do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A proposta foi idealizada a partir de questionamentos como: “sendo todas as línguas manifestações da mesma capacidade linguística humana, o que será que elas têm em comum e o que elas apresentam de diferente?”.

O foco do grupo de pesquisadores está nas “línguas indígenas, línguas africanas ainda faladas por comunidades negras remanescentes, línguas de contato de substrato banto, línguas de sinais, bem como o português étnico de povos e comunidades tradicionais”. 

“A partir de diversos fenômenos gramaticais, como ordem dos constituintes, sistemas de caso e concordância, hierarquias argumentais, entre outros, buscaremos mapear tipologias fonológicas, morfológicas e sintáticas no amplo e complexo cenário linguístico brasileiro”, explicam os integrantes do projeto Viva Voz.

Mais informações
Professora Maria Luisa Freitas

luisa.freitas@ufpe.br
Professor Rafael Nonato
rafael.nonato@ufpe.br

Data da última modificação: 14/11/2023, 14:00