Centro Cultural Benfica recebe a exposição “Temporal”, com vernissage aberto ao público amanhã (12), às 18h

Exposição tem entrada gratuita até o dia 11 de outubro

O Centro Cultural Benfica, equipamento cultural da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, recebe, de amanhã (12) até o dia 11 de outubro, a exposição “Temporal”, que faz parte de um conjunto de três exposições simultâneas do projeto de extensão “Arte e Tecnologia: uma experiência de expansão da gravura”, coordenado pelas professoras Ana Lisboa, da UFPE, e Andrea Maria Ribeiro, da Unicap. A mostra retrata a primeira fase do projeto, iniciado em 2022, na qual os participantes trabalharam individualmente as técnicas tradicionais da gravura, como monotipia, xilogravura, linoleogravura e calcogravura, além das interações da programação no controle das ações advindas de sinais obtidos por sensores.

A entrada é gratuita e todo o público está convidado para a abertura às 18h. As outras duas exposições – Maré e Toró – acontecem na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Galeria Capibaribe do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e no Painel do CAC, respectivamente. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. O Centro Cultural Benfica é localizado na Rua Benfica, 157 – Madalena.

O projeto “Arte e Tecnologia: uma expansão da gravura” é uma iniciativa multidisciplinar com interação da área de Ciência da Computação e Artes Visuais. A ação teve como principal objetivo expandir e aprofundar as diferentes técnicas de gravura explorando a estética tecnológica. O diálogo entre o objetivo e o subjetivo, da razão e da emoção convergem em uma experiência singular, trazendo um olhar humano para a tecnologia. A transparência na essência da tecnologia aplicada no desenvolvimento das obras artísticas trouxe uma desmistificação de algo que muitas vezes é interpretado como “mágico”.

O projeto é resultado da colaboração de alunos do curso de Artes visuais (UFPE) e Ciência da Computação (Unicap), professores e artistas:

Artistas: Ana Lisboa, Abraão Fernandes, Atomo, Conceição Guimarães, Eduardo Romero, Flavia Santana, Gabriel Dionísio, Jennifer Lima, joaoj, Lino, Leonardo Bertrand, Maria, Marina Soares, Mavi, Pedro Bezerra, Thalita Gomes, Rick Silva, Samuel Guedes, Saulo Dubourcq e Vinícius Medeiros.

Estudantes/colaboradores de Ciência da Computação: Gabriel de Luna, Pedro Pepeu, José Almir Mariano, Adele Brovelli, Rian Lima e Arthur Apolinário.

Artistas convidados: professor Fabio Wanderley Janhan Sousa (Departamento de Música da UFPE) e professora Patrícia Burrowes (Departamento de Comunicação da UFRJ).

Data da última modificação: 11/09/2023, 11:52