Notícias Notícias

Voltar

Câmara Municipal do Recife homenageia servidores da UFPE em evento pelo Dia do Orgulho Autista

Três professores - Antônio Carlos Cardoso, Rafaella Asfora e Ana Cristina Montenegro - e a técnica administrativa Natália Alves Lins receberam certificados

Reconhecer a dedicação e compromisso com a defesa e garantia dos direitos da pessoa autista. Esse foi o objetivo da sessão solene em homenagem ao Dia do Orgulho Autista realizada na tarde da segunda-feira (19), na Câmara Municipal do Recife, a partir de proposta da vereadora Liana Cirne. Durante o evento, foi entregue certificado a 54 nomes que se dedicam à defesa e garantia dos direitos dessas pessoas. Entre os homenageados estão os professores da UFPE Antônio Carlos Cardoso, coordenador-geral do Núcleo de Acessibilidade (Nace); Rafaella Asfora, do Centro de Educação; e Ana Cristina Montenegro, do Departamento de Fonoaudiologia; além da servidora técnico-administrativa Natália Alves Lins, do Departamento de Educação Física da Universidade, coordenadora do Pronide.

Foto: Divulgação

Homenageados da UFPE estiveram na sessão solene

“Muitas das mães que estão aqui nós conhecemos nas lágrimas, no grito, no choro, na raiva. Quem é mãe e pai de autista sabe que não é fácil”, disse a vereadora Liana Cirne, que é mãe de um rapaz autista. “A demora de um diagnóstico nos faz perguntar: por que não somos iguais aos outros, por que nossos filhos não são iguais aos outros?”, completou a parlamentar. A sessão solene contou com a presença de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dos familiares delas e também de representantes de entidades.

O Dia Mundial do Orgulho Autista é celebrado a cada 18 de junho com o objetivo de informar a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau de autismo. A data, uma iniciativa da organização americana Aspies for Freedom, passou a ser celebrada no Brasil a partir de 2005.

 

Data da última modificação: 20/06/2023, 14:44