Alunos de Hotelaria da UFPE realizam visita técnica a Gravatá para ampliar conhecimentos em Turismo e Hotelaria

Atividade fez parte de aulas de campo de duas disciplinas do curso

Dezessete estudantes do 1° período do curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tiveram a oportunidade, na terça-feira (27), de participar de uma visita técnica ao município de Gravatá. A atividade, que ocorreu nos turnos da manhã e tarde, faz parte das aulas de campo de duas disciplinas do curso: Metodologia do Trabalho Científico, do professor Carlos Eduardo Pimentel e Fundamentos do Turismo e da Hotelaria, da professora Maria Helena Belchior. A visita técnica contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, e do Hotel Fazenda Portal de Gravatá.

A visita teve como objetivo proporcionar uma experiência prática aos estudantes e ampliar seus conhecimentos sobre a estruturação e funcionamento de empreendimentos turísticos e hoteleiros do município.

Durante a visitação, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversos equipamentos turísticos e hoteleiros de Gravatá, incluindo a Estação do Artesão, o Memorial de Gravatá, o Mercado Cultural, o Mercado Público e o Hotel Fazenda Portal de Gravatá. Além disso, o grupo realizou um tour guiado pelo gestor de núcleo da Estação do Artesão, José Eudes, e uma visita técnica ao Hotel Fazenda Portal de Gravatá, conduzida pela gerente de hospedagem do estabelecimento, Rwana Vieira.

Segundo os professores responsáveis pela atividade, os professores Carlos Eduardo Pimentel e Maria Helena Belchior, outros objetivos da atividade incluem proporcionar aos estudantes a oportunidade de conversar com gestores públicos, identificar distintas tipologias de meios de hospedagem, analisar a infraestrutura turística local, entre outros.

Após a viagem, os alunos foram solicitados a desenvolver atividades relacionadas às disciplinas. Para Fundamentos do Turismo e da Hotelaria, foi solicitado um trabalho do tipo relato de experiência, enquanto para Metodologia do Trabalho Científico, foi solicitada a confecção de um resumo expandido sobre o tema “Desenvolvimento do turismo em Gravatá”.

Para os docentes, a visita técnica a Gravatá proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, complementando o aprendizado teórico adquirido em sala de aula e preparando-os para atuar no mercado de turismo e hotelaria com sólidos conhecimentos práticos.

Data da última modificação: 01/03/2024, 15:11