Ações culturais são tema de reunião no Centro Cultural Benfica

Aprimorar o planejamento das atividades do Centro Cultural Benfica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi o objetivo da reunião que aconteceu ontem (17), no próprio centro cultural, com o reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, o diretor de Cultura da Proexc, professor Pedro Aléssio, e equipe da pró-reitoria. “A equipe vem promovendo ótimas ações no centro, desenvolvendo trabalhos de fomento, estímulo e acolhimento de projetos artísticos junto à comunidade artística, além do trabalho de catalogação e conservação do acervo de obras da coleção do Benfica”, afirmou o diretor.

Recentemente, a equipe promoveu uma série de workshops na área de artes e criação para crianças e adultos no evento “Férias no Benfica”, além de lançar no ano passado – e relançar este ano – o edital de criação artística. “No entanto, problemas estruturais no prédio vêm dificultando esse trabalho e a ocupação dos espaços. Esses desafios, ligados ao trabalho complexo de gestão de um prédio histórico tombado, vêm sendo tratados como prioridade pelo reitor e devem ser realizados reparos e melhorias em todo o centro”, explicou Aléssio.

Outras infraestruturas, como o Centro de Convenções, com concha acústica e cinema, estão sendo requalificados e poderão acolher ações culturais fomentadas pela UFPE. “A equipe está buscando expandir suas ações de integração nos diferentes espaços, comunidades e campi da UFPE em uma estratégia de transversalidade do estímulo e divulgação da produção cultural em toda a Universidade. Esperamos que a promoção da cultura estimule também a expansão e diversificação do público que frequenta o Benfica e suas instalações, como o Teatro Joaquim Cardozo e as diversas galerias e ateliês”, disse.

Data da última modificação: 18/02/2020, 16:00