Ação educativa no HC mostra a importância dos cuidados paliativos na assistência à saúde

A campanha mundial traz o tema “Meu cuidado. Meu conforto”

Uma ação educativa promovida pela Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da UFPE mostrou a importância dos cuidados paliativos para os profissionais da área de saúde, pacientes e seus familiares. A atividade realizada na manhã desta sexta-feira (9), nas duas portarias do hospital-escola, antecedeu o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado no segundo sábado de outubro (neste ano, será no dia 10). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Atividades foram realizadas nas duas portarias do hospital-escola

A campanha mundial traz o tema “Meu cuidado. Meu conforto” e pretende difundir a reflexão sobre o que pode ser realizado para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares no enfrentamento de problemas associados a doenças que ameaçam a vida. No HC, os membros da Comissão distribuíram folhetos e o laço lilás da campanha e conversaram com as pessoas sobre o assunto. Também houve exibição de vídeos (o Momento Saúde sobre a temática e outro com frases de profissionais do HC sobre o que é conforto), bem como cartazes e banners.

Ação mostrou a importância dos cuidados paliativos

“Vi a movimentação e fiquei curiosa para saber o que era. Me explicaram sobre os cuidados paliativos e achei interessante. Mostra a preocupação com o paciente e com sua família num momento tão difícil que é quando você descobre que tem uma doença grave”, explica a dona de casa Patrícia Lira, que foi ao HC para uma consulta.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos são uma abordagem que “previne e alivia o sofrimento por meio da investigação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais”. “Nossa intenção com essa ação é difundir esse conhecimento e mostrar a necessidade de um olhar especializado para o cuidado com o paciente e sua família que não seja focado apenas na cura”, explica a coordenadora da Comissão de Cuidados Paliativos, Christyanne Rodrigues.

Data da última modificação: 09/10/2020, 17:20