UFPE aprova criação de dois novos doutorados e um mestrado profissional

Os doutorados em Saúde da Comunicação Humana e Fisioterapia e o mestrado profissional em Saúde da Família foram aprovados ad referendum

A UFPE aprovou a criação de três novos cursos de pós-graduação stricto sensu. São dois doutorados acadêmicos, o de Saúde da Comunicação Humana e o de Fisioterapia, ambos vinculados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), e um novo mestrado profissional em rede nacional na área de Saúde da Família (Profsaúde), vinculado ao Centro Acadêmico da Vitória (CAV). A aprovação foi feita pelo reitor Alfredo Gomes, ad referendum.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro, explica a importância das novas pós-graduações para estado e para a Universidade. “A UFPE teve duas notícias boas: a primeira é que os cursos aumentaram de conceito, foram para 4, e a segunda é que nós conseguimos aprovar o doutorado”. Programas de pós-graduação só podem ter doutorado quando atingem o conceito. “A aprovação de dois cursos de doutorado, um em Fisioterapia e o outro em Saúde da Comunicação Humana, é de extrema relevância para UFPE, haja vista o crescimento da área voltada para as Ciências do Movimento. Os estudantes que ingressam nos mestrados em Fisioterapia e Saúde da Comunicação Humana vão passar por um processo de formação continuada no nível de doutorado”, comemora.

A professora destaca o grupo de professores que forma o corpo docente do novo mestrado. “É um grande ganho para a Universidade a sua entrada no programa de pós-graduação profissional em saúde, o Profsaúde. Os docentes que irão compor o Polo UFPE são, em sua grande maioria, do CAV. Isso demonstra, mais uma vez, o compromisso da instituição com o crescimento da pós-graduação no processo de interiorização”, aponta.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH), Maria Luíza Timóteo, explica que o doutorado é o primeiro em sua área a funcionar na Região Nordeste. “Ele responde a uma demanda antiga, visto que os sete cursos existentes no Brasil funcionam nas regiões Sul e Sudeste”. O PPGSCH está vinculado à área básica de Fonoaudiologia de acordo com classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“A área engloba Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. Especificamente em Fonoaudiologia, o Brasil tem 12 programas, sendo nove com mestrado e doutorado, um programa só com mestrado profissional e dois só com mestrado”, explica. O PPG é estruturado em uma área de concentração, a “Fonoaudiologia”. Essa se divide em duas linhas de pesquisa: “Audição, linguagem e aprendizagem: desenvolvimento, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica” e “Motricidade orofacial, voz e funções correlatas: desenvolvimento, diagnóstico e intervenção fonoaudiológica”.

Com a criação do doutorado em Fisioterapia, o PPG também vai atender a uma demanda reprimida de formação dos estudantes egressos do mestrado. De acordo com a coordenadora do programa, Maria das Graças Araújo, além de consolidar a formação na área, o doutorado vai estimular a criação de mais projetos de pesquisa e incrementar a internacionalização e mobilidade docente e discente. A área de concentração do PPG é “Fisioterapia na Atenção à Saúde”. Já o Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde) será voltado para profissionais de saúde, em especial aqueles ligados a` Atenção Primária e Saúde da Família, com atuação e/ou interesse em docência/preceptoria.

Ainda não há previsão para publicação dos editais de seleção pois a criação dos cursos precisa ser apreciada em sessão no Cepe e divulgada no Diário Oficial pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Programa de Pós-Graduação de Saúde da Comunicação Humana
ppgsch@ufpe.br