- UFPE/
- Institucional/
- Pró-Reitorias/
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi)/
- Notícias/
- UFPE tem três programas de pós-graduação com nota máxima na Capes
Navegação Navegação
- A Pró-Reitoria
- Notícias
- Editais
- Editais Externos
- Pesquisa
- Diretoria de Inovação (DINE)
- Iniciação Científica - UFPE
- Iniciação Científica - Dúvidas Frequentes
- Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (LaMPs)
- Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
- Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)
- CAF - Coordenação Administrativo-Financeira
- INCTs
- Lócus de inovação UFPE
- Grupos de Pesquisa
- Produção de Pesquisa
- Legislacão
- SISGEN
- Padronização de afiliação da UFPE
- Informações Gerenciais
Notícias Notícias
UFPE tem três programas de pós-graduação com nota máxima na Capes
Ao todo, foram avaliados 61 programas de pós-graduação da Universidade, relativos ao período de 2013-2016
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) obteve ótimos resultados na avaliação dos programas de pós-graduação (mestrados acadêmicos e doutorados) realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), relativa ao quadriênio 2013-2016. A UFPE agora conta com três programas com as notas máximas: Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Física obtiveram nota 7. Já os programas de Biologia Animal, Ciência Política, Química, Serviço Social e Sociologia obtiveram nota 6, também considerada de padrão internacional.
Os programas com nota 4 e 5 somam quase 75% do total e houve diminuição pela metade dos programas com nota 3 em relação ao triênio 2010-2012 (a avaliação era trienal e passou a ser quadrienal). Ao todo, foram avaliados 61 programas de pós-graduação da UFPE.
Distribuição percentual dos cursos avaliados da UFPE por nota

“Este resultado está inserido em um contexto de fortalecimento da UFPE como universidade pública de relevância”, destaca o reitor Anísio Brasileiro. Para ele, três fatores são os responsáveis pelo sucesso da pós-graduação na Universidade: o sentimento de pertencimento e compromisso do corpo acadêmico, a qualidade da pesquisa e das publicações e as parcerias estratégicas com a sociedade. Segundo ele, mais de 60% do corpo docente ingressou na UFPE nos últimos dez anos. A capacidade de internacionalização, por sua vez, se reflete nos editais para pesquisadores visitantes. Além da luta por recursos públicos, o reitor ressaltou a capacidade da instituição de atrair mais investimentos privados.
“Tivemos um brutal corte de recursos desde 2015, então evoluir qualitativamente foi um ganho considerável”, examina o pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Ernani Carvalho. Atualmente, a UFPE tem mais alunos de doutorado matriculados do que nos cursos de mestrado. “É uma mudança de perfil: agora somos uma universidade doutoral”, afirma. Dentre os motivos para a boa avaliação, o professor enumerou a sensibilidade da gestão com a pesquisa, o trabalho duro dos pesquisadores nos gabinetes e laboratórios, a diminuição da burocracia e a criação de uma coordenação específica para editais, com foco na premiação como incentivo à produção, como é caso do edital para publicações Qualis A.
NOTAS – Conforme a Capes, os programas recebem notas na seguinte escala: 1 e 2 têm canceladas as autorizações de funcionamento e o reconhecimento dos cursos de mestrado e/ou doutorado por ele oferecidos; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. Da UFPE, quatro cursos obtiveram nota 2, considerada insuficiente: Engenharia Mineral; Ciências da Saúde; Patologia; e Saúde Humana e Meio Ambiente. A UFPE vai entrar com recurso para revisão da nota.
Ao todo, foram avaliados 4.175 programas em todo o país, por 1.550 consultores distribuídos em 49 áreas de avaliação. A nota 7 foi atribuída a 179 programas, sendo nove da Região Nordeste. A Região Norte não teve nota 7. Na Região Centro-Oeste, houve cinco notas 7; na Região Sul, foram 30 notas 7; e a Região Sudeste concentra 135 notas 7.

Lista dos cursos avaliados da UFPE com nota de 3 a 7
| Programa | Nível avaliado | 2017 |
| ADMINISTRAÇÃO | Mestrado/Doutorado | 4 |
| CIÊNCIAS CONTÁBEIS | Mestrado/Doutorado | 4 |
| ANTROPOLOGIA | Mestrado/Doutorado | 5 |
| ARQUEOLOGIA | Mestrado/Doutorado | 5 |
| DESIGN | Mestrado/Doutorado | 4 |
| MÚSICA | Mestrado | 3 |
| FÍSICA | Mestrado/Doutorado | 7 |
| BIOLOGIA DE FUNGOS | Mestrado/Doutorado | 4 |
| OCEANOGRAFIA | Mestrado/Doutorado | 5 |
| BIOLOGIA VEGETAL | Mestrado/Doutorado | 5 |
| BIOLOGIA ANIMAL | Mestrado/Doutorado | 6 |
| BIOTECNOLOGIA | Mestrado | 4 |
| CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO | Mestrado/Doutorado | 7 |
| CIÊNCIA POLÍTICA | Mestrado/Doutorado | 6 |
| DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE | Mestrado | 5 |
| GENÉTICA | Mestrado/Doutorado | 4 |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | Mestrado/Doutorado | 5 |
| BIOLOGIA APLICADA À SAÚDE | Mestrado/Doutorado | 4 |
| BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA | Mestrado/Doutorado | 4 |
| MORFOTECNOLOGIA | Mestrado | 3 |
| COMUNICAÇÃO | Mestrado/Doutorado | 5 |
| CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | Mestrado/Doutorado | 4 |
| DIREITO | Mestrado/Doutorado | 4 |
| ECONOMIA | Mestrado/Doutorado | 5 |
| ECONOMIA - CAMPUS DO AGRESTE | Mestrado | 4 |
| EDUCAÇÃO | Mestrado/Doutorado | 5 |
| EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA | Mestrado | 4 |
| FISIOTERAPIA | Mestrado | 3 |
| EDUCAÇÃO FÍSICA | Mestrado | 3 |
| ENFERMAGEM | Mestrado/Doutorado | 4 |
| ENGENHARIA CIVIL | Mestrado/Doutorado | 5 |
| ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL | Mestrado | 3 |
| TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS NUCLEARES | Mestrado/Doutorado | 5 |
| ENGENHARIA QUÍMICA | Mestrado/Doutorado | 4 |
| ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | Mestrado/Doutorado | 7 |
| ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - CAMPUS AGRESTE | Mestrado | 3 |
| ENGENHARIA ELÉTRICA | Mestrado/Doutorado | 5 |
| ENGENHARIA BIOMÉDICA | Mestrado | 3 |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA | Mestrado/Doutorado | 4 |
| EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | Mestrado | 3 |
| CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS | Mestrado/Doutorado | 4 |
| INOVAÇÃO TERAPÊUTICA | Mestrado/Doutorado | 5 |
| FILOSOFIA | Mestrado | 3 |
| GEOCIÊNCIAS | Mestrado/Doutorado | 4 |
| CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO | Mestrado | 3 |
| GEOGRAFIA | Mestrado/Doutorado | 5 |
| HISTÓRIA | Mestrado/Doutorado | 4 |
| DIREITOS HUMANOS | Mestrado | 3 |
| GERONTOLOGIA | Mestrado | 3 |
| LETRAS | Mestrado/Doutorado | 4 |
| MATEMÁTICA | Mestrado/Doutorado | 5 |
| ESTATÍSTICA | Mestrado/Doutorado | 5 |
| CIÊNCIA DE MATERIAIS | Mestrado/Doutorado | 5 |
| MEDICINA TROPICAL | Mestrado/Doutorado | 5 |
| NEUROPSIQUIATRIA E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO | Mestrado/Doutorado | 4 |
| CIRURGIA | Mestrado/Doutorado | 4 |
| NUTRIÇÃO | Mestrado/Doutorado | 5 |
| NUTRIÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E PLASTICIDADE FENOTÍPICA | Mestrado | 3 |
| ODONTOLOGIA | Mestrado/Doutorado | 4 |
| DESENVOLVIMENTO URBANO | Mestrado/Doutorado | 5 |
| PSICOLOGIA COGNITIVA | Mestrado/Doutorado | 4 |
| PSICOLOGIA | Mestrado/Doutorado | 4 |
| QUÍMICA | Mestrado/Doutorado | 6 |
| SAÚDE COLETIVA | Mestrado | 3 |
| SERVIÇO SOCIAL | Mestrado/Doutorado | 6 |
| SOCIOLOGIA | Mestrado/Doutorado | 6 |
| ENGENHARIA MECÂNICA | Mestrado/Doutorado | 3 |
| SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE | Mestrado/Doutorado | 3 |