Navegação Navegação

Notícias Notícias

Voltar

Progepe promove projeto que busca atuar nos diversos campos de promoção à saúde e de prevenção de doenças

As atividades terão início a partir do dia 8 de agosto, no hall do Centro de Ciências da Saúde

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE promove o projeto de extensão “Te.Ser.Mente”. O objetivo é atuar nos diversos campos de promoção à saúde e de prevenção de doenças baseados no modelo de atenção humanizada centrado na integralidade do indivíduo.

As atividades do projeto terão início a partir do dia 8 de agosto, no hall do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE. Porém, as inscrições já devem ser feitas no período de 11 a 20 deste mês. A priori, cada turma terá apenas dez vagas e os interessados precisam se inscrever clicando aqui.  

O projeto tem propostas de ações fundamentadas num caráter de interdisciplinaridade que visa proporcionar práticas coletivas e realizações de projetos dinâmicos. O “Te.Ser.Mente” dá início às suas atividades através do eixo de exercícios físicos com o Método Pilates e com Mobilidade, Alongamento e Fortalecimento. 

O Método Pilates (MP) tem como principal objetivo estimular em seus exercícios o fortalecimento, a flexibilidade, a mobilidade dando ênfase aos músculos abdominais e do assoalho pélvico. Já a Mobilidade, Alongamento e Fortalecimento possuem como função aumentar de forma progressiva a flexibilidade do indivíduo.

Exercícios que tenham por objetivo desenvolver a flexibilidade e mobilidade possuem diversos benefícios para seus praticantes, como: redução de desequilíbrios, diminuição da tensão muscular, melhora da eficiência motora, além de serem importantes para realização das atividades do cotidiano sem gerar dores e lesões.

O “Te.Ser.Mente” também contará com um grupo de corrida que será ofertado em parceria com o projeto de extensão Renovar, que tem como objetivo contribuir para melhoria na qualidade de vida dos servidores e colaboradores do Hospital das Clínicas e da UFPE através de programas de exercício físico. Estudos mostram que a corrida pode diminuir os riscos de doenças e melhorar até aspectos emocionais, aumentando a longevidade dos que a praticam. 

Mais informações
qualidade.vida@ufpe.br 

Data da última modificação: 19/04/2023, 16:28