- UFPE/
- Institucional/
- Pró-Reitorias/
- Pró-Reitoria de Extensão (Proext)/
- Notícias da Proext/
- Exposição Vitalino Tecnoreprodutivo explora conexões entre arte, tecnologia e reprodutibilidade
Notícias Notícias
Exposição Vitalino Tecnoreprodutivo explora conexões entre arte, tecnologia e reprodutibilidade
A relação entre arte e tecnologia é o eixo central da exposição “Vitalino Tecnoreprodutivo", que será inaugurada no dia 19 de março de 2025, às 18h30, no Centro Cultural Benfica, localizado no bairro da Madalena, em Recife/PE. A mostra propõe um novo olhar sobre a obra de Vitalino Pereira dos Santos, o icônico ceramista do Alto do Moura, em Caruaru (PE), ao explorar as interseções entre a tradição do barro e as tecnologias contemporâneas.
A exposição tem como ponto de partida a digitalização de peças do Mestre Vitalino pertencentes ao acervo da Universidade Federal de Pernambuco. Esse processo possibilitou a criação de esculturas replicáveis em 3D, a partir de captura e modelagem digital. O trabalho é uma parceria entre o Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (GREA3D), do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE, e a equipe do Centro Cultural Benfica.
Além da exibição das obras, a mostra convida o público a refletir sobre o papel da arte na era digital, destacando a coexistência de diferentes tecnologias: o barro, o digital e o "figital" — conceito que integra o físico e o digital.
Ao homenagear o legado de Mestre Vitalino e do Alto do Moura, "Vitalino Tecnoreprodutivo" reafirma a arte como uma força transformadora nos campos cultural, social e tecnológico.
Exposição Vitalino Tecnoreprodutivo: Abertura em 19 de março, às 18h30.
Período: Até 27 de junho de 2025.
Local: Centro Cultural Benfica – Rua Benfica, 157, Madalena, Recife