Notícias Notícias

Voltar

Projeto de extensão realiza seminário sobre Pierre Bourdieu

 

O Projeto "A UFPE nasceu aqui: 190 anos da Faculdade de Direito do Recife" realiza, este mês, "Leituras sobre Pierre Bourdieu", com o sociólogo Rodrigo Constante Martins (Coordenador da Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar). As ações acontecerão entre os dias 25 e 28 de setembro, a partir das 14h na Faculdade de Direito do Recife (FDR). As inscrições podem ser feitas no dia do evento.

Confira a programação:

25 SET

Abertura: Jonathan Félix de Carvalho Coordenador do Projeto "A UFPE nasceu aqui: 190 anos da Faculdade de Direito do Recife".
Palestra: ”O Espírito dos corpos na Sociologia Bourdiesiana”

26 e 27 SET

Minicurso: “A Sociologia de Pierre Bourdie”

28 SET

“Café com o especialista: Pierre Bourdieu e Rodrigo Constante Martins” 
Sessão restrita a pesquisadores(as) previamente selecionados(as), sendo possível a participação como ouvinte. com Rodrigo Constante Martins (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)

 

Minicurso - A sociologia de Pierre Bourdieu

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins
Departamento de Sociologia – UFSCar


Objetivo
O objetivo do minicurso é introduzir aos alunos noções fundamentais da obra do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Para tanto, o minicurso se dividirá em duas seções. Na primeira seção será apresentado um panorama histórico da obra do autor, situando os contextos de produção de sua obra, desde o início da carreira na Argélia até sua consagração em Paris, no Collège de France. Na segunda seção, serão abordados conceitos fundamentais da sociologia bourdiesiana, com foco especial no modo como este autor concebia o Estado e as relações de poder nas sociedades modernas.

Conteúdo programático

1.Objetivação da trajetória acadêmica de Pierre Bourdieu
2.Conceitos de campo, capital, classe social e habitus
3.O mercado de bens simbólicos
4.Distinção social e relações entre dominantes e dominados
5.O poder como campo relacional
6.Estado e dominação

 

Mais informações
Projeto A UFPE nasceu aqui
fbatistape@gmail.com