Notícias Notícias

Voltar

UFG abre seleção para avaliação de propostas submetidas aos editais da Lei Paulo Gustavo


 

O Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura - SECULT, e da Universidade Federal de Goiás - UFG, torna de amplo conhecimento a abertura de chamamento público destinado a seleção de Pareceristas de Mérito e Consultores de Prestação de Contas para atuarem na avaliação de projetos culturais submetidos aos editais da Lei Complementar n. 195, de 8 de julho de 2022 - Lei Paulo Gustavo.
 

O Edital tem como finalidade a escolha de profissionais que farão parte de um grupo de especialistas em mérito e consultores de prestação de contas, atuando como indivíduos, em todo o território nacional, que possuam conhecimento comprovado e experiência nas áreas artísticas e culturais.

Os candidatos selecionados serão convocados conforme a necessidade gerada pelas inscrições de propostas nos editais promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura - SECULT, relacionados à Lei Paulo Gustavo. Isso permitirá um acesso democrático aos serviços, seguindo princípios como a oportunidade, conveniência, legalidade, defesa do interesse público, imparcialidade, igualdade e eficiência, em diversas áreas culturais.

Os pareceristas e consultores serão escolhidos para analisar projetos em uma ampla gama de áreas culturais, incluindo artesanato, audiovisual, circo, cultura afro-brasileira, cultura alimentar, cultura digital, culturas populares, cultura urbana e periférica, dança, livro e leitura, moda e design, gastronomia, museus e memoriais, música, patrimônio material e imaterial, pontos e pontões, teatro, artes visuais, cultura dos povos originários, cultura LGBTQIAPN+, Hip Hop, economia criativa, economia solidária, produção e gestão cultural.

Os profissionais escolhidos para as áreas das linguagens artísticas também serão responsáveis por avaliar projetos nas áreas técnicas da cultura, como cenografia, maquiagem, técnica de som, sonoplastia, iluminação, produção cultural e outras atividades relacionadas.

Confira aqui o edital.

Além disso, para divulgação de projetos culturais, o Estado de Goiás conta com o Mapa Goiano de Cultura, uma plataforma desenvolvida para ser um instrumento transparente e colaborativo de gestão pública, que permite aos gestores, agentes culturais e a todos os cidadãos conhecer, compartilhar e participar da produção e ações que integram a política cultural do Estado.

A ferramenta traz um mapeamento geral do cenário cultural de Goiás, mostrando o perfil de cada região, servindo como guia de sugestões, esclarecimentos, auxílio e orientação aos municípios goianos sobre a normatização e aplicação de recursos, levando à população o acesso à produção cultural do território goiano. Acesse o Mapa pelo site: Mapa Goiano (cultura.go.gov.br)
Data da última modificação: 05/10/2023, 09:11