Setembro Amarelo: a importância do cuidado para a valorização da vida

Nesta seção Especial, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco (Proexc/UFPE) traz à tona um tema de singular relevância para a sociedade: a prevenção do suicídio. Diretamente relacionada a ele, a campanha do Setembro Amarelo, realizada desde o ano de 2015 no Brasil, objetiva a conscientização da população geral sobre o ato e suas possíveis causas, bem como, por meio disso, evitar a sua ocorrência. Com o apoio de várias entidades, tais como o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), muitas ações são desenvolvidas neste mês, visando reduzir os estigmas sociais que permeiam a saúde mental, tão importante ao se falar do tema.

(G1, 2022)

Símbolo da campanha do Setembro Amarelo

Foi em 2003 que a Organização Mundial da Saúde estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, o mesmo adotado em nosso território nacional, fazendo referência à história do jovem Mike Emme, que, em setembro de 1994, aos 17 anos, cometeu suicídio. Entre suas características marcantes, Emme tinha habilidades mecânicas, que usou para restaurar e pintar seu carro, um Mustang 1968 da cor amarela. Assim, em seu funeral, seus parentes e amigos organizaram uma cesta com cartões e fitas amarelas, preenchidos com mensagens de apoio destinadas a pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais, sob o lema “Se precisar, peça ajuda”. A partir de então, jovens com pensamentos suicidas passaram a utilizar cartões amarelos para recorrerem às pessoas próximas, o que estabeleceu os símbolos da campanha nomeada, posteriormente, de Setembro Amarelo.

Nesse contexto, a UFPE, como instituição pública, apoia ações comprometidas com a saúde mental das comunidades intra e extra acadêmicas, ressaltando a importância da abordagem do assunto para o cuidado da população. De forma particular, trazemos, neste boletim, os projetos Ações de cuidado em Saúde Mental entre mulheres de uma comunidade urbana de baixa renda e Saúde mental e educação: tecendo cuidados e saberes na Univer(cidade), na seção Projeto do Mês, além de Suicídio – Vamos falar sobre esse assunto?, relatado a seguir.

(Prefeitura de Treze de Maio, 2021)

Campanha do Setembro Amarelo

Surgido a partir da demanda observada por docentes e discentes em práticas de campo, o projeto Suicídio – Vamos falar sobre esse assunto? nasceu com o intuito de contribuir para o bem-estar e autoconhecimento de jovens sob sofrimento psíquico. Criada pela Profa. Dra. Juliana Lourenço de Araújo e vinculada ao curso de Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE (CAV/UFPE), a ação foi iniciada no ano de 2020, atravessando o delicado momento da pandemia da Covid-19 em solo brasileiro. Tendo primeiro agido por meio de vídeos educativos em saúde mental, distribuídos para escolas da rede pública de ensino, a ação logo se estendeu ao Hospital João Murilo de Oliveira, em 2022, na própria cidade de Vitória.

(Equipe do projeto, 2023)

Materiais para atividade

Atualmente, o trabalho é realizado nos leitos integrais de internação do hospital, acontecendo por meio de oficinas lúdicas que desenvolvem habilidades sociais e habilidades de vida para os pacientes, envolvendo também seus familiares e os profissionais de Saúde por eles responsáveis, com o acompanhamento da equipe de estudantes extensionistas, além de duas psicólogas residentes do CAV na instituição.

A ação também impacta positivamente a formação desses próprios estudantes, que, tendo acesso tanto a uma formação teórica continuada no assunto quanto ao planejamento e à realização das atividades em si, têm seus horizontes ampliados, alinhando-se à luta antimanicomial e adotando desde cedo, em suas práticas, o cuidado humanizado para a saúde mental. É como diz Ana Andrielle de Souza do Nascimento, discente ex-integrante da iniciativa: “Uma coisa que eu aprendi muito com o projeto foi que a individualidade do outro não é um problema, é algo a ser compreendido. É você realmente entender o outro na sua singularidade. O que mais foi concretizado no projeto foi [a percepção de] que você não cuida do outro: você cuida com o outro, dá essa abertura para ele cuidar de si mesmo”.

(Equipe do projeto, 2022)

Ação com os profissionais do Hospital João Murilo de Oliveira

Além das atividades no Hospital João Murilo, o projeto foi convidado a participar, no ano de 2022, de uma ação para a campanha do Setembro Amarelo com pessoas em privação de liberdade da cidade de Vitória, ressaltando a importância de discutir-se saúde mental e prevenção do suicídio em todas as esferas, para que seja construída uma sociedade mais justa e humana.

(Equipe do projeto, 2022)

Ação do projeto no presídio

Dessa maneira, é evidente a necessidade que há em falar-se de saúde mental e em agir-se para o seu cuidado. Além das medidas abarcadas pela UFPE e demais instituições acadêmicas, faz-se relevante ressaltar, principalmente, a existência da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e seus Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços públicos moldados especificamente para o auxílio de pessoas em sofrimento psíquico e vulnerabilidade social. As vias possíveis de tratamento de transtornos mentais e emocionais relacionados à violência autoprovocada são amplas, incluindo ferramentas terapêuticas como a psicoterapia e a arteterapia, não se esgotando as oportunidades de fornecer-se uma vida possível a todos os indivíduos. Aqui, ecoa-se o lema da campanha do Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda.

Para saber mais:

Instagram: @vamosfalar.cav