Rádio Paulo Freire lança programação especial em comemoração aos 60 anos de fundação

A Rádio Paulo Freire, inaugurada em 29 de setembro de 1963, foi pensada como parte do sonho do educador Paulo Freire de transformar o país pela educação, comunicação e cultura. Em comemoração aos seus 60 anos, a emissora lança uma programação especial de eventos, confira:

Nesta segunda - feira, (25/09), ocorrerá a exposição  “A Rádio que Paulo Freire Sonhou”, que é parte de um conjunto de ações de memória, como: vídeo-documentário, programas radiofônicos, radiodocumentário - as quais resultam de uma extensa pesquisa documental em arquivos públicos e digitais, além de entrevistas e levantamento bibliográfico.

A exposição inicia hoje, às 11h, no Hall do Centro de Artes e Comunicação (CAC), e seguirá até o dia 31 de Outubro.

Já na sexta-feira, dia 29, a partir das 09h30, o programa 820 No Ar será transmitido  ao vivo direto do hall do CAC, contará com espetáculos musicais, teatrais e entrevistas, além de ser apresentado pelos estudantes Willian Araujo, de Jornalismo, e Kennedy Lacerda, de Rádio, TV e Internet.

O programa ocorre sob direção das professoras do Departamento de Comunicação Social e gestoras da Rádio Paulo Freire, Paula Reis e Yvana Fechine.

O Especial será transmitido simultaneamente pelo canal da UFPE no YouTube pela Universitária FM 99.9 e pelo streaming da Rádio Paulo Freire, com apoio técnico-operacional do Laboratório de Imagem e Som (LIS) e da Coordenação de Audiovisual da Superintendência de Comunicação da UFPE.

Para contar a história da Rádio e sonhar novas perspectivas de trabalhos em parcerias, serão entrevistados os professores da UFPE: Yvana Fechine; Flávio Weinstein, de História; Luís Reis, de Teatro; Eliete Santiago, de Pedagogia; Kalyna Aguiar, de Artes Visuais; estagiários; Chico Lacerda, vice-diretor do CAC; entre outros.

Além disso, o programa vai contar com a participação de estudantes de Teatro da UFPE para apresentar o esquete de comédia ‘Ida ao teatro’, com os atores João Fernando e Vivian Borchardt, sob direção de Ruan Henrique, Luan Lucas Leite e Diniz Luz, e supervisão da professora Vika Schabbach.

A música vai ficar por conta dos estudantes de Música da UFPE Aryma Nascimento (voz), Oscar Moura (voz e piano) Ruti Freitas (violão), com a supervisão do professor Sérgio Godoy.

Também haverá apresentação do espetáculo ‘Tropicália’ com os também estudantes de Música da UFPE Aleff Nascimento (canto) e Eduardo Andrade Cavalcanti (violão), com a supervisão do professor Luiz Kléber.

No mesmo dia, (29/09), às 11h, serão entrevistados  ao vivo no programa Fora da Curva os professores Flávio Brayner e Dimas Veras, da UFPE e do IFPE, respectivamente, para falar da história da Rádio Paulo Freire, as tentativas de apagamento da memória da emissora durante a ditadura militar e a importância do projeto paulofreiriano de educação popular que andava de mãos dadas com a proposta de uma comunicação emancipatória.

A produção e apresentação será por conta da professora e coordenadora de programação da emissora, Ana Veloso.

O documentário que leva o mesmo nome da exposição "A rádio que Paulo Freire sonhou" tem cerca de 45 minutos e revela o quanto a história da emissora se confunde com a história do Brasil no período que antecede o Golpe Militar de 1964, a partir do qual o projeto paulofreiriano foi interrompido e, assim como ele, vários colaboradores da rádio foram presos. Detalha o cenário cultural do Recife na época e ainda o papel da emissora que tinha como slogan "uma rádio a serviço da democratização da cultura".

O documentário mostra ainda como a Rádio Universidade, depois Universitária AM e, hoje, tem o nome do seu criador, transformou-se em rádio-escola da UFPE comprometida com o mesmo sonho do seu criador. Foram entrevistados, historiadores, pesquisadores da Cátedra Paulo Freire da UFPE e colaboradores da antiga Rádio Universidade. Produzido no Laboratório de Imagem e Som (LIS), do Departamento de Comunicação Social, o documentário será veiculado pela TVU no dia 29 de setembro, dia de aniversário da emissora, em horário a ser divulgado nas redes sociais.

As comemorações seguem pela primeira semana de outubro com a exibição, em cinco episódios, da série radiofônica “Os 60 anos da Rádio Paulo Freire”, de segunda-feira (02) à sexta (06), às 11h da manhã na Rádio Paulo Freire AM 820 e Universitária FM 99.9.

Com produção de Catarina Apolônio, a série conta a história da emissora em ordem cronológica com entrevistas que trazem desde o contexto de sua criação e personagens importantes dos anos 1950/1960, passando pelo Golpe de 1964 e  seus desdobramentos, até a configuração atual da Rádio Paulo Freire.

Confira a programação de cada episódio a ser exibido por dia:

02/10/2023 - EP01 - Recife no Centro do Mundo (contexto e personagens)

03/10/2023 - EP02 - O projeto de uma Universidade Popular. Criação do SEC e da Rádio Universidade do Recife

04/10/2023 - EP03 - A rádio Universidade do Recife

05/10/2023 - EP04 - O golpe que congelou o futuro