Notícias Notícias

Voltar

Projetos de extensão universitária: Cuidar do futuro é cuidar do presente: o Proidoso e a promoção de qualidade de vida à pessoa idosa

Cuidar do futuro é cuidar do presente: o Proidoso e a promoção de qualidade de vida à pessoa idosa

 

Visando às comemorações do Dia do Idoso, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) divulga, neste Boletim, seu programa de atendimento à população da terceira idade: o Programa do Idoso (Proidoso), coordenado pela Profa. Dra. Anna Karla de Oliveira Tito Borba. Dividido entre dois subprogramas próprios, sendo eles o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) e a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), o Proidoso é voltado para a promoção, recuperação e melhoria das condições de saúde integral do idoso, por meio da oferta de serviços completamente gratuitos a qualquer indivíduo acima de 60 anos de idade, vindo de qualquer município do estado. 

 

(Freepik, 2023)

Celebrado em 1º de outubro, a celebração tem como objetivo valorizar a pessoa idosa

 

Fazendo parte de uma série de projetos desenvolvidos pela UFPE desde 1996 para o bem-estar da população idosa, o Proidoso foi criado oficialmente em 2002 pela Proexc, concretizando e agrupando ações já existentes da Universidade: a Unati (1996) e o NAI (1999). Estas atuavam, desde antes, no desenvolvimento de atividades de inclusão e transformação social para esse público-alvo, manifestando-se nas áreas de Saúde, Cultura e Cidadania. 

 

O NAI foi criado em dezembro de 1999, nascido como consequência das experiências de participantes do Projeto Rondon, sendo uma unidade ambulatorial de atenção à saúde do idoso. Contando com uma equipe multidisciplinar, de forma integrada, o subprograma oferece atendimentos individuais e em grupo à população idosa, atualmente nas áreas de Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Enfermagem, tendo realizado, entre outras ações, importantes tratamentos específicos em relação a implantes dentários e ao tratamento de pessoas com Alzheimer, além de contar com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em seus atendimentos. O Núcleo também realiza oficinas temáticas e orientações a familiares e cuidadores, beneficiando tanto a comunidade extra-acadêmica quanto a acadêmica, no que tange à formação discente.



 

(Site da UFPE, 2023)

Prédio do NAI, em que funcionam ambos os subprogramas do Proidoso

 

A Unati, por sua vez, data de 1996, tendo sido a primeira proposta da UFPE sobre o envelhecimento. Trata-se de uma ação extensionista que prioriza ações para a melhoria da qualidade de vida da população através da promoção de cursos de formação continuada de caráter de extensão e que visa estreitar as relações do público idoso com a sociedade contemporânea. Sua existência é parte de um conjunto de ações idealizadas por diversas universidades do país e do mundo, também chamadas Unati, voltadas para a integração do idoso aos benefícios da Academia. Assim, mobilizando uma diversidade de membros da comunidade acadêmica (como docentes, técnicos, discentes de pós-graduação e graduação) e voluntários externos, o subprograma visa oferecer um espaço de convivência para o idoso, estimulando a participação ativa deste nas suas atividades, objetivando, assim, acrescer suas potencialidades.

 

As formações propostas pela Unati estão principalmente voltadas para a corporalidade, com um grande percentual de cursos direcionados para práticas manuais e artesanato, mas também acontecendo em outras áreas, sendo alguns exemplos os cursos de crochê em fios de malha, pintura em tecido, pintura em tela, bordado livre, bordado em bainha aberta, dança do ventre e língua espanhola. Além disso, essas atividades ocupam outros espaços da Universidade para além do prédio do Proidoso, como os laboratórios do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e da Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), buscando, de fato, uma abertura geral da Universidade ao público idoso. 

 

(Instagram do Proidoso, 2023)

 II Exposição de Artes: pintura em tela, dos alunos dos cursos de Pintura em Tela I e II da Unati, semestre 2023.1

 

Atualmente, em aliança com o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFPE (PPGero/UFPE), criado em 2014 e advindo do próprio Proidoso, o programa realiza uma pesquisa acerca de letramento digital para pessoas idosas. Assim, ele oferece, através da Unati, cursos de inclusão digital, visando à instrumentalização desse público para navegar pela internet, focalizando o uso do celular nesse processo, ferramenta popularizada e facilitadora de processos diversos na contemporaneidade.

 

Além disso, o Proidoso ainda promove a capacitação de recursos humanos na atenção gerontológica, também prestando consultorias e serviços a órgãos não governamentais e governamentais, assessorando estes últimos na formulação de políticas específicas para essa população, tendo sua equipe participado, inclusive, através da Associação dos Alunos da Terceira Idade da Unati (ASSAU, organização criada na década de 90), da criação do próprio Estatuto do Idoso, que, neste ano de 2023, completa seus 20 anos.

 

Percebe-se a relevância de se pensar em ações integradas para a população idosa para que seja efetivo o seu direito de inclusão à sociedade como um todo, valorizando-se suas múltiplas potências e humanizando, pelo convívio intergeracional, as práticas sociais voltadas a esse público. É essencial compreender as mudanças demográficas mundiais e realizar uma maior atenção ao envelhecimento, buscando levá-lo com qualidade de vida a todos os cidadãos, principalmente ao se pensar no tema enquanto membros da comunidade acadêmica. 

 

Diante dessas questões, reforça, em suas palavras, a professora Anna Karla: “Para mim, enquanto docente da UFPE, que trabalho com a parte da Gerontologia, participar do Programa do Idoso é conseguir trazer, para a minha prática acadêmica, tudo o que eu estudo e que reconstruo, em sala de aula, com meus alunos. Hoje, no cargo de gestão desse programa, vejo o Programa do Idoso como uma ferramenta de proporcionar a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas por meio de uma inclusão social a partir do espaço universitário. Como pessoa, eu me vejo exercendo minha cidadania, minha responsabilidade com a sociedade: quando a gente participa do Proidoso, temos tantos benefícios pessoais quanto profissionais, e também proporcionamos isso àquelas pessoas, então é uma satisfação tremenda participar de lá e também é muito bom contar com uma equipe que se identifica, que apoia, que abraça essa causa, tanto dos técnicos administrativos (que temos quatro, que são o Mário, a Marta, a Jane e o seu Eduardo) quanto da nossa equipe de bolsistas também, que vestem a camisa, acolhem, e a gente consegue proporcionar essa convivência geracional entre os bolsistas e as pessoas idosas e a equipe que compõe o Proidoso”.

 

Por fim, de modo a celebrar o Dia do Idoso, o programa realiza, anualmente, em outubro, o Mês da Pessoa Idosa, contando com atividades diversas para as suas comemorações, as quais são abertas para qualquer pessoa acima de 60 anos, não sendo exclusiva para os membros do programa. Neste ano, em que o Estatuto da Pessoa Idosa completa duas décadas de existência, o enfoque da programação é a área do Direito, um de seus eixos. Assim, na manhã e na tarde do dia 03/10, houve a participação da Diretoria de Direitos da Pessoa Idosa da OAB Pernambuco, com a presença do advogado Dr. José Maria Silva, presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa da instituição, em que houve um amplo debate acerca do tema, bem como aconselhamentos jurídicos individuais, em áreas como Previdência e Propriedade e Posse, expandindo o entendimento do público acerca de seus direitos cidadãos. 

 

Já na manhã do dia 05/10, foram realizadas atividades voltadas para Saúde, Lazer e Cultura, ocorridas no Clube Universitário da UFPE, com a parceria entre os participantes dos cursos de extensão da Unati e o PPGero, contando com sessões de alongamento, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientações para a promoção de hábitos e alimentação saudáveis, apresentação de dança do ventre, lanche fraterno e oficinas voltadas para o cuidado bucal, para dúvidas digitais e para aspectos emocionais e mentais da Saúde. Para o dia 17/10, por sua vez, está programada uma atividade voltada também para as famílias e para os profissionais que atuam com as pessoas idosas, sendo ela uma live realizada pelo Instagram do PPGero, com o tema de envelhecimento saudável e capacidade intrínseca. No dia 31/10, encerrando a programação do mês, haverá, no centro do Proidoso, um momento de Meditação Ativa do Osho. Outras atividades ainda estão sendo confirmadas.

 

(Instagram do Proidoso, 2022)

Registros das salas com as atividades educacionais tecnológicas para as pessoas idosas, ofertadas pelos professores (Dr. Hugo Moura, Dr. Victor Pontes, Dra. Isaura Peixoto e Dr. Amadeus Campos) e graduandos de Medicina UFPE. Evento foi parte do Mês da Pessoa Idosa de 2022

 

É importante ressaltar, ainda, que haverá a participação do programa, ainda em outubro, no Fórum Nacional das Unatis, em Teresina-PI, de ocorrência bienal, sendo um congresso reconhecido na área. O responsável pela representação da Unati/UFPE será o servidor Mário Roberto Agostinho da Silva, técnico administrativo do NAI que há 24 anos atua com o programa e que participou  da fundação do Proidoso. Sobre o projeto, ele destaca: “Para mim, é uma satisfação, uma missão, pois estou [aqui] desde a origem. A gente pensou, escreveu, foi para cada parágrafo, cada reunião, cada discussão, então isso faz parte da vida. O que eu aprendi, o que eu tive de retorno da proposta… sei que [temos] como missão de levar esse conhecimento, de ter um espaço que é público e que oferece isso às pessoas idosas… eu comecei aqui quando eu tinha meus 20 e poucos anos. A gente não está pensando só em idoso, a gente está pensando em melhorar a sociedade para que possamos ter um envelhecimento melhor, para que os profissionais que aqui passarem possam nos atender lá fora com um olhar diferenciado”.

 

Para ter acesso ao NAI, a pessoa idosa deve fazer seu cadastro pela internet, comparecer pessoalmente ao espaço físico de suas ações ou ser encaminhada por algum serviço relacionado. Assim, ela poderá participar das consultas individuais e/ou atividades em grupo de acordo com a disponibilidade da vaga que atenda à sua necessidade. Já para ingressar nas atividades da Unati, o idoso interessado deve realizar uma matrícula on-line, seguindo a disponibilidade de vaga dos cursos. O período de ingresso é semestral e as aulas, por sua vez, são realizadas uma vez por semana, em um só turno (manhã ou tarde), tendo carga horária mínima de 35 horas/aula. 

 

As atividades do Unati acompanham o calendário de aulas da UFPE, sendo receptivas ao público interno da Universidade que se interesse em participar de sua clientela. Também são realizadas, pelo Instagram do programa, lives educativas abertas ao público geral nos dias de terça e quinta-feira. O Proidoso, como um todo, atua das 7h às 19h, diariamente. 

 

(Instagram do Proidoso, 2023)

Comemoração do Dia Internacional da Mulher, 08/03, no Chá da Tarde Musical, com a apresentação do coral Canto do Rouxinol, na Cecine

 

É importante destacar que o trabalho realizado no programa é composto amplamente pelo voluntariado da comunidade civil e que a participação do corpo discente da Universidade, de todos os cursos e modalidades, também é solicitada e bem-vinda. Os benefícios da integração entre as várias áreas da sociedade podem ser percebidos pelas palavras de Juliana Maria dos Santos, estudante de Serviço Social que há dois anos atua no Proidoso: “Digo por mim, mas acredito que também pelos outros bolsistas, quando falo da importância que é estar à frente de um projeto de extensão desses, que acaba agregando não só em nossa vida profissional, em nosso currículo, mas também em nossa vida pessoal. Eu vim de uma família onde a pessoa idosa era tratada com aquele cuidado excessivo, e, quando chego aqui, encontro vários idosos que têm autonomia e são protagonistas nas decisões de suas vidas. É de suma importância que a gente entenda as mudanças de perspectivas para a nossa população idosa e que a gente acompanhe isso, pois será o público com que vamos trabalhar quando nos formarmos, já que o perfil da população brasileira vem se alterando”. Ela completa: “Quando eu me inscrevi no processo seletivo, minha primeira ideia foi a agregação curricular acadêmica, mas quando cheguei e me deparei com o programa, abracei ele, pois ele está contribuindo para minha formação profissional e pessoal. Entrei com ideias de valores, de currículo, e estou saindo com ideias de TCC. [...] Então, para mim, a palavra que define o programa é ‘enriquecedor’”.

 

Em expansão, para além do Mês da Pessoa Idosa, o Proidoso participará, em novembro de 2023, do 8º Encontro de Extensão e Cultura (Enexc) da UFPE, no dia 7, com a tradicional exposição e venda das peças artesanais produzidas nos cursos da Unati.

 

Para saber mais:

 

Instagram: @proidosoufpe

Fone (Unati): 2126-3160 (Fixo e WhatsApp)

E-mail (Unati): unati@ufpe.br

Fone (NAI): 2126-7366 (WhatsApp)

Instagram do PPGero: @ppgeroufpe



 

Data da última modificação: 10/10/2023, 14:56