Projeto Trilhas da Democracia leva à população debates sobre democracia e direitos humanos através da TV

Marco Mondaini, professor da UFPE responsável pelo programa, com o acadêmico Boaventura de Sousa Santos

(Foto: Divulgação/Trilhas da Democracia)

Em nossa sociedade, é fundamental falar sobre assuntos como a democracia em que estamos inseridos e também os direitos humanos. Entretanto, os grandes veículos de mídia, que possuem um grande potencial de gerar debate e conscientização, frequentemente ignoram tópicos importantes relativos a esses assuntos por questões editoriais.

Diante dessa situação, é fundamental que existam alternativas midiáticas que possam proporcionar essas discussões tão importantes, e o projeto de extensão da UFPE Trilhas da Democracia é uma delas. A iniciativa, coordenada pelo professor da UFPE Marco Mondaini, consiste na produção de um programa televisivo semanal que promove a democracia e os direitos humanos, trazendo debates sobre tais temas, como movimento estudantil, saúde pública, o ataque a população indígena no Brasil, a comunicação em meio aos ataques da extrema direita entre outros temas. Atualmente em sua segunda temporada, o programa é veiculado semanalmente na TV aberta pela TV Pernambuco e também na internet pelas TVs 247 e TVT no YouTube.

Como parte da proposta da extensão, que prevê a participação ativa dos estudantes, integram o projeto como extensionistas estudantes da UFPE dos cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social e da graduação de Comunicação Social. Na atual temporada, o programa vem sendo gravado e exibido remotamente devido à pandemia.

O programa “Trilhas da Democracia” é exibido todos aos domingos às 19h na TV Pernambuco (Canal 46.1 em Recife, 12.1 em Caruaru e 13.1 em Petrolina) e nos canais do YouTube da Rede TVT e da TV 247.

Mais informações:

Data da última modificação: 27/08/2020, 12:48