Projeto organiza coleção de ossos humanos na UFPE para estudo de ciências forenses

Localizado no Departamento de Anatomia da Universidade de Pernambuco, o Laboratório de Antropologia e Osteologia Forense (LAOF) é um laboratório que atua em atividades de pesquisa e extensão no que se concerne aos estudos sobre antropologia forense com ênfase em Osteologia humana.

A Antropologia Forense é uma ciência multidisciplinar que trata diretamente da identificação humana (tanto em indivíduos vivos ou em cadáveres). Durante o processo de decomposição o corpo humano começa a perder características que poderiam identificá-lo, restando assim, aos antropólogos forenses e peritos legais o estudo do esqueleto humano como forma de ajudar no processo de identificação. No LAOF, são realizadas pesquisas e cursos de extensão, no intuito de promover e estimular estudantes e profissionais que atuam nas áreas forenses.

Uma das mais recentes ações realizadas no local é o projeto de extensão “Coleção de ossos humanos contemporâneos da UFPE: ferramentas adicionais para estudos nas ciências forenses”. A iniciativa consiste no preparo, catalogação e organização de ossadas pertencentes ao Laboratório de Anatomia da UFPE, criando assim a coleção de ossos humanos da UFPE. Segundo os organizadores do projeto, o acervo fornecerá “dados para construção de tabelas sobre o perfil biológico com informações morfométricas da população do Estado de Pernambuco”. Após os processos citados, o projeto organizará ainda cursos de extensão abertos ao público e à comunidade acadêmica em geral abordando tópicos das ciências forenses.

Participam do projeto professores e estudantes do Centro de Ciências da Saúde do campus Recife e também do Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE), além de outros membros internos e externos à UFPE.

Data da última modificação: 17/08/2020, 13:05