Notícias Notícias

Voltar

Projeto Nise da Silveira aborda temática de saúde mental por meio do estudo de obras literárias.

O Projeto Nise da Silveira é uma iniciativa de acadêmicos de Medicina do Núcleo de Ciências da Vida e conta com a orientação do professor Ricardo Castro, psicólogo e docente da UFPE e colaboração do Dr. Luiz Antônio, psiquiatra e também docente da UFPE.

O nome do projeto é associado a uma homenagem à psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento mental no Brasil por meio de uma psiquiatria expressa através das artes.

A intenção do grupo é divulgar regularmente análises, perspectivas, críticas e insights acerca de grandes obras da literatura nacional e internacional e, assim, compor um repertório de subjetividade que aproxime a psiquiatria das questões da natureza humana.

 

O primeiro encontro ocorreu no dia 13 de Março, com o livro “O Alienista”, de Machado de Assis, onde os estudantes puderam refletir e discutir  sobre a visão da ciência e da psiquiatria da época, ao mesmo tempo em que se debruçaram na crítica Machadiana satírica Machadiana.

O projeto também tem um canal de podcast no Spotify, o “Estante da Nise”, momento em que os extensionistas comentam sobre uma obra já debatida no projeto.

Acompanhe todas as novidades em @proj.nisedasilveira

 
Data da última modificação: 04/09/2023, 10:29