Projeto Grupo de Trabalho no Combate ao COVID-19 do CAA auxilia na produção de álcool para hospitais

Com a alta velocidade de transmissão do novo coronavírus (COVID-19), houve também uma grande procura de meios de proteção e prevenção contra o vírus. O uso do álcool gel pela população geral foi um desses métodos mais adotados, gerando uma busca desenfreada pelo produto em farmácias e supermercados. Isso resultou em sua falta não só para os populares, como também para o sistema de saúde. Com a escassez de até mesmo insumos necessários para sua produção, o mercado brasileiro não consegue mais suprir a grande demanda do produto.

Observando essa situação, um grupo de profissionais do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (NICEN), do Núcleo de Tecnologia (NT) e do Núcleo de Formação Docente (NFD) formaram o projeto de extensão "COMBATE AO COVID-19: Criação de Ferramentas de Prevenção à Infecções: Produção De Solução Alcoólica, Álcool Glicerinado e Álcool Gel para a Distribuição em Hospitais e Áreas Afins do Município de Caruaru-PE e Produção de Conteúdos Didáticos de Prevenção", que tem por nome fantasia “Grupo de Trabalho no Combate a COVID-19”, com a ideia de atuar na produção de álcool, objetivando auxiliar no abastecimento do produto para hospitais e áreas afins.

O projeto do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, coordenado pela Profª Roberta Dias, do NICEN, conta com a atuação de técnicos-administrativos, docentes e discentes de diferentes cursos, como Licenciatura em Química e Engenharia Civil. Os alunos atuarão em diversas fases da produção, desde o planejamento até nas técnicas necessárias. Contribuindo, assim, em suas formações acadêmicas e sociais.

Além da produção do antisséptico, o grupo também tem como objetivo a criação de um material educativo para auxiliar na divulgação científica neste período de pandemia. Para isso, será utilizado um website, e as redes sociais do projeto para a divulgação do material, que trará informativos com as forma de prevenção da doença, o uso correto das soluções antissépticas, o combate às “fake news” e o esclarecimento de dúvidas.

A elaboração do produto seguirá as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como os protocolos de segurança segundo o Conselho Federal de Química (CFQ). Até o momento a produção do álcool não foi iniciada, pois o grupo depende da doação dos materiais necessários para a fabricação. No entanto, enquanto as doações não chegam, o projeto estuda a possibilidade de produzir sabão, um item que também é eficiente na prevenção da COVID-19.

As soluções alcoólicas serão distribuídas para hospitais e áreas afins no município de Caruaru e cidades vizinhas. Dessa forma, o projeto de extensão tem um papel importante na aproximação da Universidade com a população geral, atuando diretamente no enfrentamento à pandemia, que mudou e está mudando nosso mundo de diversas maneiras.

Grupo de Trabalho no Combate a COVID-19

E-mail: rdiasufpe@gmail.com