Produção de Artefatos Narrativos estimula a criatividade dos alunos de Design

(Foto: Larissa Balbino / Proexc)

Silvio Campello, Coordenador do Projeto "Produção de Artefatos Narrativos desenvolvidos na Graduação em Design"

Há quase uma década, o professor Silvio Barreto Campello produz, junto aos alunos do curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), obras de literatura infantil e histórias em quadrinhos na disciplina intitulada “Artefatos Narrativos: livros infantis”. Com base nessa experiência, propôs um projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq, sob o título: “Identificacão dos sistemas de atividade de leitura em escolas públicas do ensino fundamental antes e depois da introdução de livros de estórias infantis”. Em 2017, ao perceber o potencial extensionista envolvido, aperfeiçoou ainda mais as ideias e transformou-o em um Projeto de Extensão vinculado ao Edital de Apoio à Pesquisa em Criação Artística, disponibilizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

O objetivo do projeto é permitir que os discentes participem de todas as etapas do processo de produção de um livro. De acordo com o professor Silvio, o exercício parte do pressuposto de que os graduandos de Design dessa geração necessitam estimular a imaginação visual como faziam em sua época de estudante, já que atualmente possuem contato constante com recursos tecnológicos que facilitam a visualização do resultado final.

Nessa perspectiva, a narrativa das histórias criadas no projeto “Produção de Artefatos Narrativos Desenvolvidos na Graduação em Design” é desenvolvida em grupo. Enquanto um aluno traça um perfil físico e/ou psicológico para o personagem, que acaba por virar um heroi, o outro desenha um gnomo. Logo, uma terceira pessoa acrescenta um cenário, um par de protagonista e antagonista, até que a história começa a tomar forma.

Essa atividade, que já foi feita com estudantes do curso de Design Gráfico do IFPE de Olinda, visa o aprendizado, a troca de ideias, além do estímulo à leitura. “O quadro teórico pressupõe que você tem que ter uma atividade que seja significativa para que a aprendizagem ocorra”, explica Silvio Barreto Campello. Assim, a ação mostra ao aluno que escrever pode ser bem mais do que uma simples tarefa.

(Foto: Acervo de Silvio Campello)

Produção de um dos alunos da Escola Municipal João Pessoa Guerra

O professor ainda estendeu as atividades para as escolas municipais Henfil, do Dom e João Pessoa Guerra, localizadas nos arredores da UFPE. Nas duas últimas, chegou a produzir livros com as crianças. Na Henfil, apesar d’os alunos serem muito novos, conseguiram criar uma história com auxílio da professora. Já na João Pessoa Guerra, a atuação foi mais fácil e com melhor acesso, contando com a participação mais efetiva da turma e da professora Cristiane Maria Gonçalves Soares, fato que resultou no desenvolvimento de sete títulos. Através dessa experiência, Silvio afirma que um aluno de escola adquire um conhecimento prático que muitos só passam a ter na graduação de Design.

Voltado para o público geral interessado em literatura infantil e histórias em quadrinhos, bem como narrativas de maneira geral, o professor Silvio demonstra interesse em dar continuidade ao projeto, articulando cada vez mais com outros parceiros. No ano passado, a expectativa era de criar uma curadoria formada pela professora Luciene Pontes Xavier, do IFPE de Olinda, e com Janaína Branco, que na época fazia parte da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Apesar de não ter conseguido, continua com o plano de estender a ação para outras instituições.

A partir do registro das atividades da disciplina como Projeto de Extensão, Silvio Barreto Campello teve acesso aos recursos disponibilizados pelo Edital de Fomento à Criação Artística, que foram necessários para a recuperação dos equipamentos de uma pequena gráfica localizada no próprio departamento. O Edital permitiu que o professor colocasse em prática uma ação que há muito desejava e, assim, uma série de estudantes puderam ter contato com uma nova forma de aprendizado.

Data da última modificação: 29/03/2019, 10:28