Notícias Notícias

Voltar

Projeto “ClariceAno 100” divulga programação de exposição e webinário sobre Clarice Lispector

 

A obra Clarice Lispector (1920 – 1977) se encarrega, há várias décadas, de renovar o fascínio de diferentes gerações de leitores, registrado na popularidade dos contos, crônicas e romances. No ano que se comemora o centenário da escritora, uma das maiores autoras da língua portuguesa, a Universidade Federal de Pernambuco, através da Diretoria de Cultura da PROExC e do Instituto de Arte Contemporânea, realiza o evento “ClariceAno 100” como forma contribuir na reflexão e nas diferentes formas de fruição da potente literatura de Clarice. O evento inicia no próximo da 10 com uma exposição virtual e promove um webinário nos dias 16 e 17 dezembro.

No dia 10, data do nascimento da escritora, o projeto inicia a exposição virtual de obras artísticas selecionadas a partir de uma chamada pública. A proposta é apresentar produtos artísticos inspirados no universo de Clarice Lispector. Foram selecionados os trabalhos dos seguintes criadores: Beatriz Souza, Carmem Farias, Everson Melquiades, Helen Silva, Janice Kirner, Kirty Ford, Maria Zilda Santos, Mayara Lorena, Rafaela Soares, Rosalvo Filho, Silvia Ferreira e Virginia Aguiar. Os interessados ainda podem enviar propostas até o próximo dia 14, para a segunda fase da mostra, que ocorrerá em janeiro. A exposição ocorrerá nos perfis @extensaoecultura.ufpe e @iacbenfica do Instagram.

Nos dias 16 e 17, o projeto promove o webinário “ClariceAno 100”, com palestras e debates. No dia 16, a abertura será feita pela escritora, pesquisadora e livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) Nádia Battella Gotlib, umas das mais prestigiadas especialistas na obra de Clarice Lispector, autora da biografia “Clarice: uma vida que se conta” e “Clarice Fotobiografia”. Nádia refletirá sobre o universo da autora a partir da representação na literatura e no cinema. Já no dia 17, a professora e pesquisadora da UFPE Raíra Maia discutirá aspectos da ficção de Clarice, enquanto a jornalista e escritora Geórgia Alves debaterá a relação da autora com o Recife. As transmissões acontecerão às 19h através do canal da UFPE no YouTube.

Data da última modificação: 07/12/2020, 17:53