Notícias Notícias

Voltar

Museus, Coleções Científicas Visitáveis e Galerias de Arte da UFPE: Patrimônio Artístico e Cultural em Rede

A Universidade Federal de Pernambuco dispõe de um extenso acervo cultural presente, desde em ambientes administrativos, até em espaços culturais abertos ao público, com criações de autores e estilos dos mais variados. A vida cultural da Universidade traz, aos nossos dias, lembranças e imagens de outros tempos, que contam histórias da nossa sociedade. Isso traduz a importância de iniciativas que visem à preservação e proteção desse patrimônio.

A UFPE, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) deu início, em 2018, à Rede de Museus, Coleções Científicas Visitáveis e Galerias de Arte MCVGA. A rede tem por objetivo contribuir na proteção, manutenção, fornecimento de condições adequadas para o funcionamento e preservação dos Museus, Coleções Visitáveis e Galerias de Arte da Universidade.

A iniciativa de catalogação e inventário dos bens culturais da Universidade vêm sendo realizada e, de forma conjunta, com a Rede de Museus, visa fortalecer ações isoladas de preservação do patrimônio cultural universitário, tornando-as de caráter institucional e contínuo.

O Programa de Extensão Universitária do Inventário do Patrimônio Cultural Tangível da UFPE é uma ação realizada em parceria com o Departamento de Antropologia e Museologia. O objetivo do programa é – segundo seus coordenadores, os professores Emanuela Ribeiro e Bruno Melo, de “articular uma rede de proteção institucional para o patrimônio cultural universitário de natureza material da UFPE, através da realização de inventários do seu patrimônio não musealizado, e da socialização desse patrimônio para a própria comunidade universitária e para o público em geral”.

O primeiro produto desse trabalho, produzido em 2017, em comemoração aos 70 anos da UFPE foi o Catálogo: “Universidade Federal de Pernambuco: Patrimônio Artístico em Exibição”, organizado pelos dois professores e mais o prof. Carlos Newton Júnior, do Departamento de Teoria da Arte, reúne uma seleção ilustrativa do acervo de obras de arte da UFPE. A publicação foi lançada oficialmente em março de 2018.

 

Moça com vestido de baile, de Fédora do Rego Monteiro, obra presente no catálogo 

 

O segundo produto do Programa de extensão "Inventário do Patrimônio Artístico e Cultural tangível da UFPE – ano II", desenvolvido no Centro de Ciências Jurídicas, foi a produção de um inventário de bens culturais disponíveis no CCJ, com registro documental e fotográfico que será incorporado a uma base de dados do patrimônio geral da UFPE. Consta ainda como resultado, a produção do catálogo do patrimônio cultural da Faculdade de Direito do Recife (FDR), em processo de impressão pela Editora da UFPE, com lançamento previsto para o início do segundo semestre de 2019.  

 

Busto de Tobias Barreto, de Bibiano Silva, localizado na FDR

 

O Programa de Extensão Inventário do Patrimônio Cultural da UFPE, tem uma estimativa de sete anos de execução e visa cobrir todos os centros acadêmicos e unidades suplementares da universidade. Com estas ações e resultados, a Proexc traduz seu esforço de sistematização e valorização de uma política institucional de preservação do Patrimônio Cultural da UFPE. A Pró-Reitora Christina Nunes acresenta que "o programa é de grande relevância para a UFPE, seja para a valorização da identidade da Universidade, como também para cumprir com o papel de gestor público e a responsabilidade institucional das instituições na preservação do seu patrimônio cultural”.

A constituição da Rede de Museus da UFPE teve suas bases assentadas em outubro de 2016. Nesse momento foi designada, por portaria da Proexc, uma comissão presidida pela profa. Emanuela Ribeiro, do Departamento de Antropologia e Museologia e composta por 11 representantes de diversas unidades da Universidade, que tratam com acervos e coleções científicas e de obras de arte, como o Museu de Minerais e Rochas e Departamento de Geologia/Laboratório de Paleontologia, ambos do CTG, do Centro Cultural Benfica, do Museu de Anatomia do CAV, Galeria Capibaribe do CAC, Memorial Denis Bernardes e de unidades da administração como Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROACAD), Pró-Reitoria de Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (PROCIT) com o propósito de elaborar e submeter uma proposta de resolução ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE sobre museus, acervos, galerias de arte e coleções científicas visitáveis na UFPE. 

Essa proposta foi concluída e apresentada ao CEPE, que aprovou em 19 de outubro de 2018 a resolução 10/2018, publicada no Boletim Oficial de 24 de outubro de 2018, que institucionaliza pela primeira vez na história da UFPE regras e procedimentos para disciplinar o funcionamento dos museus, acervos, galerias de arte e coleções científicas no âmbito da Universidade.

Em fevereiro deste ano, foi lançado pela UFPE, por intermédio da Proexc, o Edital (04/2019) de Registro de museus, coleções científicas visitáveis e galerias de arte da Universidade Federal de Pernambuco, com o intuito de habilitar e reconhecer de maneira institucional os MCVGA, como Programa de Extensão Universitária.

Após a realização de registro dos espaços dos MCVGA a rede foi oficialmente apresentada à comunidade acadêmica em uma reunião no dia 11 de abril de 2019, na Biblioteca Central da UFPE, que contou com a presença da Prof. Drª. Letícia Julião, Coordenadora da Rede de Museus da Universidade de Minas Gerais (UFMG). Nesse encontro foram prestados esclarecimentos sobre o edital de registro, gestão e financiamento das ações da Rede.

O acervo da Universidade possui um rico patrimônio cultural, contando com obras de artistas como Francisco Brennand, Mestre Vitalino, Gilvan Samico e Reynaldo Fonseca, o que explicita a importância da preservação, catalogação e proteção das obras culturais da UFPE, que vem sendo promovida pela Universidade, por meio da Diretoria de Cultura da Proexc. As duas iniciativas aqui apresentadas, visam a democratização e disponibilização e o acesso do acervo cultural à comunidade acadêmica e à sociedade. Conhecimento, preservação e divulgação dos bens culturais por meio de inventários e catálogos e, articulação dos Museus, Coleções Visitáveis e Galerias de Arte cumprem um importante papel de valorização da identidade das instituições de educação superior e suas práticas cotidianas.

 

Data da última modificação: 30/04/2019, 12:01