Internacionalização e interiorização da Universidade é o tema do III seminário preparatório à Córdoba, realizado no CAA - Caruaru

No dia 10 de abril, às 19h, o Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), na quadra poliesportiva, em Caruaru, sediará a roda de diálogo Internacionalização e interiorização da Universidade: desafios para os tempos atuais.

O seminário é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) e pelo Instituto de Estudos da América Latina (IAL) da UFPE. O evento encerra o elenco de seminários preparatórios à participação da UFPE na III Conferência Regional de Educação Superior de América Latina e Caribe (Cres), a qual evidenciará os 100 anos do Manifesto de Córdoba, que acontece no período de 11 a 15 de junho de 2018, em Córdoba, Argentina.

Pensar e construir uma universidade a partir da América Latina era um dos desafios que o movimento estudantil de Córdoba, na Argentina, defendia em Manifesto de 1918. Assim, a chamada Reforma de Córdoba passou a ser considerada um marco na história das universidades latino-americanas, por seu pioneirismo na construção de um modelo institucional que atribuiu identidade à educação superior.

Tanto no Manifesto de Córdoba, quanto no contexto atual das Universidades Brasileiras, a crise vivida pela Universidade, a afirmação do poder de renovação da juventude e as reivindicações das reformas educacionais se mantêm no bojo do debate.

A roda de diálogo contará com a participação de Leonor Maia – Diretora de Relações Internacionais da UFPE, Allene Lage – Coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais – CAA/UFPE, Saulo Feitosa – Coordenador do Núcleo de Ciências da Vida – CAA/UFPE, Jaqueline Barbosa da Silva - Coordenadora Institucional do Pibid Diversidade UFPE, Valdemir Lisboa – Cacique do Povo Pipipã/PE, sob a mediação de Janssen Felipe – Membro da IAL /UFPE.

proexc@ufpe.br

Data da última modificação: 03/04/2018, 09:19