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Ensino e sociedade: a importância dos pré-acadêmicos para a democratização da universidade pública

Para comemorar o Dia do Estudante, celebrado no dia 11 deste mês, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco (Proexc/UFPE) apresenta os pré-acadêmicos: programas institucionais de extensão que visam à ampliação das oportunidades para o ingresso de estudantes de escolas públicas em cursos universitários, democratizando, assim, esses espaços. Atualmente, são 13 os projetos apoiados pela universidade, que, funcionando dentro e fora de sua estrutura, têm autonomia para organizarem suas atividades. Nesta matéria, no sentido de ilustrar a importância desse tipo de ação e suas potencialidades, apresentamos o Grupo Acadêmico Preparatório (GAP) e o Portal UFPE.

O GAP atua desde 2003, sendo coordenado pelo Prof. Dr. Anco Márcio Tenório Vieira e o discente egresso João Alexandre Costa Lima Lopes. O projeto foi originado por iniciativa do próprio João Alexandre, quando ainda cursava sua primeira graduação, no curso de História, tendo sido inspirado por sua tia, já falecida, Iracema da Costa Lima, que foi professora da Escola Municipal Padre Donino, na Praça de Casa Forte, no Recife. A princípio organizado em parceria com outros movimentos comunitários, a ação vinculou-se à UFPE no ano de 2004, atuando, desde então, como projeto de extensão. 

 

(Instagram do GAP, 2023)

Logotipo do GAP

 

Ainda mantendo sua sede na Praça de Casa Forte, na antiga casa de Iracema, onde acontecem reuniões e formações da equipe interna, o GAP realiza suas aulas no campus universitário do Recife, mais especificamente nos prédios do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Niate CFCH/CCSA. Atuando de segunda a sexta, no turno da noite, o projeto realiza, ainda, simulados do Enem, aos sábados, para os estudantes. As atividades são centradas no preparatório para o Enem, mas também são abordadas noções de concursos públicos, na intenção de garantir múltiplas possibilidades para os estudantes que acessam o projeto. 

Para administrar suas atividades, o GAP conta com sua coordenação geral, apoiadores externos (sendo professores e servidores parte ou não da universidade) e a própria equipe extensionista, composta majoritariamente por voluntários e dividida entre monitores de ensino (estudantes da graduação ou da pós-graduação que ministram as aulas) e coordenadores das áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Natureza, Linguagens, Matemática e Redação), existindo, ainda, o Grupo de Dados, que constrói relatórios para uso em pesquisas relacionadas. 

Os benefícios de um pré-acadêmico gratuito estão ligados ao firmamento da relação entre sociedade e Academia, estreitando seus laços e contribuindo para que eles sejam sempre renovados. Podemos ver essa realidade no relato do professor Anco Márcio: “Uma experiência muito positiva é quando eu estou dando aula e vejo que o aluno que está ali, que entrou na universidade – pois sou professor de Teoria I, Teoria da Literatura I, entre outras, que é uma cadeira obrigatória, todo aluno que entra [no curso de Letras] no turno da tarde precisa pagá-la e a paga comigo –, veio do GAP. Quando eu falo do GAP, divulgando, aqui e acolá um aluno levanta seu dedo e diz: ah, eu fui aluno do GAP. Então você vê que ele está ali e que dá seu depoimento, diz que o GAP foi muito importante para ele estar ali, na universidade. Isso é algo que me dá muita satisfação, ver o aluno que se manifesta como ex-aluno do GAP. E também ver que alguns desses, mais adiante, vão se voluntariar para também serem professores. Eu acho que tem duas coisas que me deixam muito feliz: reconhecer um aluno do GAP e ver que alguns desses alunos se voluntariaram para fazer aquilo que outros fizeram em relação a eles, que é ensinar a novos alunos”.

 

(Equipe do projeto, 2023)

 

Aula do GAP

 

O Portal, por sua vez, é coordenado, atualmente, pelos discentes Anderson Aragão, Rogério Ferreira e Willyane Lira. Tendo sido criado no ano de 2002 por um grupo de estudantes do curso de Medicina da UFPE, o projeto, inicialmente, tratava-se de monitorias oferecidas, por esses alunos, a estudantes em maior vulnerabilidade social. Essas monitorias cresceram e foram, eventualmente, oficializadas como um projeto de extensão.

 

(Instagram do Portal, 2023)

Logotipo do Portal

 

    Atuando no Niate CB/CCS do campus universitário do Recife, o Portal funciona de segunda a sexta, no período da tarde, para monitorias e aulas das disciplinas essenciais não obrigatórias (complemento, reforço). No período da noite, seguem as aulas do cronograma oficial, também no Niate. Além disso, há horários nas manhãs de sábado, alocados no CCSA, em que acontecem também as disciplinas interdisciplinares (que unem as áreas do conhecimento), bem como, periodicamente, simulados do Enem. Além do Niate CB/CCS e do CCSA, o projeto possui uma sala física no Departamento de Anatomia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde fica a sua secretaria, sendo também um espaço de estudos para os alunos e de realização das monitorias. 

Administrativamente, o projeto conta com uma assembleia (formada por antigos coordenadores gerais, para aconselhamento da gestão atual); uma coordenação geral (que se alterna anualmente entre os voluntários participantes do projeto); uma equipe psicopedagógica (que tem, também, profissionais formados em Psicologia), responsável pelo acompanhamento, frequência, acessibilidade e outras demandas estudantis, bem como a realização de eventos; as coordenações de disciplinas (formadas pelos membros voluntários); e os monitores de ensino (professores, sendo estudantes da graduação ou da pós-graduação ou mesmo licenciados já atuantes). 

 

(Equipe do projeto, 2023)

Aula magna do Portal em 2023

 

Ambos GAP e Portal são modelos de equipes dedicadas, compostas majoritariamente por docentes e extensionistas voluntários, que trabalham de forma incessante na execução de suas atividades e na captação e manutenção de recursos destinados a elas. Muito mais do que preparatórios para provas, como já dito, esses projetos são manifestações de cidadania e criam um novo ciclo de oportunidades e cooperação, o que prova a importância de programas como esses, que transformam vidas individuais e a coletividade, em busca de reduzir as desigualdades registradas no ensino público brasileiro, tal qual declara Willyane Lira, membro da coordenação geral do Portal UFPE, que foi também estudante do projeto e, retornando, atuou ainda como voluntária, tendo sido professora e coordenadora de disciplina: “O projeto oferece tudo aquilo que um estudante necessita: ensino de qualidade, apoio psicológico, simulados, eventos e empatia. É realmente impressionante o quanto o Portal, mesmo sendo tão pouco reconhecido, já fez tanto por tanta gente. Eu acredito que o projeto é, sobretudo, sobre o amor e cuidado de pessoas que desejam que sonhos sejam realizados. Tem muita gente do bem aqui, gente que quer que realmente o projeto aconteça. Os voluntários se dedicam imensamente para a melhor realização dele como um todo e tenho certeza que é por esse motivo que ele continua tão vivo. O Portal, como falei antes, é a principal ferramenta de sonhos. Ademais, parece ser só mais uma frase clichê, mas o Portal é família”. 

Dessa maneira, verificamos como os pré-acadêmicos são ferramentas relevantes para a transformação da realidade brasileira, oferecendo apoio à sociedade através de um ensino gratuito de qualidade, que impulsiona os jovens a conquistarem seus espaços de direito nas esferas públicas. Para conhecer mais esses e outros pré-acadêmicos vinculados à Proexc/UFPE, visite o site.

 

Para saber mais, acesse as redes sociais dos pré-acadêmicos GAP e Portal UFPE

Data da última modificação: 09/08/2023, 16:24