Notícias Notícias

Voltar

Centro Cultural Benfica e Memorial da Medicina e Cultura: lugares de vivência artística e cultural

Trabalhando continuamente para apoiar atividades culturais, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Pernambuco dispõe de espaços onde as Artes são estimuladas e experimentadas. O Centro Cultural Benfica e o Memorial da Medicina e Cultura de Pernambuco, além de todo valor histórico e arquitetônico que apresentam, colocam à disposição do público programações variadas, atraindo pessoas de todas as idades. 

 

O Centro Cultural Benfica (CCB) fica localizado no Bairro da Madalena, em um casarão do século XIX que foi tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em 1981. O edifício tornou-se domínio da UFPE em 1958 e, em 1960, passou a ser utilizado para a realização de aulas de música da Escola de Belas Artes de Pernambuco, bem como para promoção de concertos musicais. Na década de 70, por meio de um convênio firmado entre a Fundarpe e a UFPE, deu-se início a uma restauração do prédio, que se estendeu até 1980, ano em que o Departamento de Extensão Cultural da UFPE se instalou ali. Em 1996, outra restauração foi iniciada e a reinauguração ocorreu em 2001 com o nome Centro Cultural Benfica.

 

(Centro Cultural Benfica, 2023)

Vista do prédio do Centro Cultural Benfica

 

    Agora, administrado pela Proexc, o CCB é um espaço de promoção das atividades artísticas, com uma programação diversa, que inclui performances de teatro, dança, concertos musicais e transmissão de filmes, além da realização de cursos, palestras, seminários, lançamentos de livros e exposições de arte. Desta última categoria, podemos destacar “Modernismo em Pernambuco: Recepção e Desdobramentos” e “Espelhos”, ambas em cartaz no primeiro semestre de 2023.

 

(Centro Cultural Benfica, 2023)

Visita da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura à exposição “Modernismo em Pernambuco”

 

    Sob a curadoria do professor Carlos Newton, “Modernismo em Pernambuco” buscou propiciar ao público uma mostra sobre os desdobramentos pernambucanos desta tendência e sobre os movimentos artísticos que influenciaram os artistas selecionados, entre os quais estavam Francisco Brennand, Samico e Ladjane Bandeira. A fim de ampliar e aprofundar a experiência do público, o setor educativo também proporcionou oficinas mesclando teatro com artes visuais, possibilitando uma imersão teórico-prática na temática. Também foi desenvolvido um catálogo sobre a exposição e seus desdobramentos, com uma cartela de atividades educativas a serem realizadas em sala de aula. 

 

(Maria Clara Costa/Centro Cultural Benfica, 2023)

“Moleque” de Ladjane Bandeira na exposição “Modernismo em Pernambuco”

 

    A exposição “Espelhos”, por sua vez, foi idealizada e realizada pela turma de Introdução a Fotografia do curso de Cinema e Audiovisual da UFPE. A escolha do tema foi um convite a repensar e questionar, tanto figurativamente quanto literalmente, o conceito de reflexo, imagem e verdade. Contando com 57 imagens e 21 subtemas, recebeu a orientação e curadoria da professora Fernanda Capibaribe, do Departamento de Comunicação Social da UFPE, e a monitoria da discente Laura Castor.

 

(Centro Cultural Benfica, 2023)

   

Fotografias expostas na exposição “Espelhos”

    

Neste mês, o CCB está promovendo uma série de oficinas artísticas, com três horas de duração cada, no projeto Férias com Cultura, cujo foco é o público infanto-juvenil. Cada oficina tem um total de 12 vagas e dispõe de 2 turmas. No âmbito das Artes Visuais, estão as oficinas: "Princípios da fotografia" (17/07 e 27/07, das 14h-17h), ofertada por Brenda Souza de Lima, fotógrafa e estudante de Artes Visuais, e “Princípios da Gravura com materiais alternativos” (19/07 e 26/07, das 14h-17h), ofertada por Luana Ferreira da Hora, gravurista  e estudante de Artes Visuais. Ambas são voltadas para jovens de 12 a 18 anos. Já na categoria Teatro, as oficinas são: “Teatro de bonecos: técnicas de manipulação” (18/07 e 25/07, das 14h-17h), ofertada por Kamile Nascimento da Silva, atriz e estudante de teatro, sendo voltada para crianças de 7 a 12 anos; “Escrevivência - escrita criativa e dramatúrgica” (18/07 e 25/07, das 9h-12h), voltada aos jovens de 14 a 18 anos e ofertada por Elza Maria, pedagoga, atriz e estudante de teatro; e “Jogos Cômicos” (20/07, das 14 às 17h, e 26/07, das 9h às 10h), focada nas crianças entre 8 e 14 anos, sendo ofertada por João Pedro Pinheiro, ator e estudante de teatro. 

 

As discentes Brenda e Kamile, em uma mostra de como o Centro estimula o protagonismo de seus estudantes, também participaram recentemente do projeto “UFPE no Meu Quintal” em escolas da cidade de Ibimirim, no interior de Pernambuco. Além das oficinas individuais, elas mesclaram suas linguagens artísticas em uma única oficina, denominada “Teatro imagem através da fotografia”, buscando trabalhar de forma introdutória os princípios básicos da fotografia ao trazer técnicas importantes para auxiliar na criação e no olhar compositório. No total, atingiram mais de 160 participantes.

 

Para cumprir sua missão de promover o estudo e a difusão do seu acervo, garantindo sua conservação, proteção, valorização, ampliação, pesquisa, comunicação e reconhecimento como patrimônio artístico universitário no Brasil e no exterior, o Centro Cultural Benfica está realizando a implementação do software livre Tainacan. Com essa ferramenta, busca-se catalogar, organizar e armazenar o patrimônio cultural do CCB, compartilhando informações com toda sociedade de forma inclusiva e modernizada. 

 

    Já o segundo espaço, o Memorial da Medicina e Cultura (MMC), localiza-se em um prédio tombado no bairro do Derby considerado Patrimônio Cultural Pernambucano. Trata-se de um edifício projetado na década de 20 pelo arquiteto Giácomo Palumbo, sendo caracterizado pelo ecletismo, incorporando elementos, mas não se restringindo a eles, do estilo neocolonial comum nos edifícios contemporâneos. O edifício funcionou inicialmente com a Faculdade de Medicina do Recife e desde 1995, quando foi reinaugurado após um período de restauração, recebeu o nome atual.

 

(Acervo de Josebias Bandeira - Fundação Joaquim Nabuco, s/a)

Prédio da Faculdade de Medicina do Recife

 

    Atualmente, são desenvolvidas no espaço atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPE, bem como eventos realizados por instituições que ocupam espaço no prédio, como a Academia de Artes de Letras de Pernambuco (AALP) e o Museu da Medicina de Pernambuco. Dispondo de três auditórios, uma sala de ensaios, o Salão Nobre, o Pátio interno e a sala Bandeira & Aguiar, o memorial também é lugar privilegiado para a realização de eventos culturais, como a Série Música no Memorial .

 

(Reprodução/Instagram/Extensaoecultura.ufpe)

Peça de divulgação do projeto Música no Memorial de Medicina e Cultura

 

    Esse projeto, vinculado ao Programa de Estímulo à Cultura, está na sua segunda edição, ofertando recitais de piano aos domingos, a partir das 11 horas, na Sala Bandeira & Aguiar, que conta com um piano Steinway & Sons. Até o mês de dezembro, é possível acompanhar apresentações de vários artistas. Neste mês, irão se apresentar: Tarcísio Gomes Filho (16/07), Bruno Mota (23/07) e Trio Felícia & Kalim Campos & José Henrique Martins (30/07). A programação completa pode ser encontrada no link.

 

    O MMC também acolheu eventos teatrais, como uma temporada de apresentações do espetáculo “Não vão nos matar agora”, além dos espetáculos “Essa menina”, que compôs a programação do Festival Trema, e “Germinar”, produzido pelo grupo Solo. O espaço também foi cenário da gravação dos shows da banda N’Zambi e do trio de forró As Januárias, mostrando a diversidade das atividades desenvolvidas.

 

    Por meio desses setores, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura exerce um importante papel no apoio aos artistas e à formação daqueles interessados nas Artes. As ações realizadas e a beleza e valor arquitetônico dos seus edifícios indicam como esses setores são, de fato, partes preciosas da UFPE.

 

Para saber mais, visite:

Centro Cultural Benfica

Site: https://www.ufpe.br/proexc/centro-cultural-benfica

Instagram: https://www.instagram.com/benficaufpe/

 

Memorial da Medicina e Cultura

Site: https://www.ufpe.br/proexc/memorial-da-medicina
Data da última modificação: 11/07/2023, 19:32