CAC e CAA recebem mostra coletiva de cartazes tipográficos experimentais a partir de hoje (21)

O Centro Artes e Comunicação (CAC), Campus Recife, e o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Caruaru, recebem, simultaneamente, a mostra Coletipo Recife-Caruaru, com uma coleção de 28 cartazes tipográficos experimentais, fruto das disciplinas Design com Tipos e Tipografia Experimental, ministradas, respectivamente, pelas professoras Isabella Aragão e Fátima Finizola no curso de design da UFPE, nos anos letivos de 2017 e 2018. A exposição ficará em cartaz de hoje (21) até o dia 1º de junho no Recife e de 24 deste mês até o dia 4 de junho em Caruaru.

A mostra, aprovada pelo Edital UFPE de Apoio à Pesquisa em Criação Artística 2017-2018, é uma iniciativa conjunta do Laboratório de Práticas Gráficas (Departamento dDesign, UFPE CAC) e do Laboratório de Tipografia do Agreste (Núcleo de Design e Comunicação, UFPE CAA), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC).

PROJETO - Em cada semestre, os alunos participam de um experimento didático em três etapas. Após a criação de um alfabeto elaborado de forma coletiva com módulos em papel, os discentes projetam cartazes com palavras expressivas no intuito de representar visualmente os conceitos dos vocábulos escolhidos. Por fim, produziram à mão as peças gráficas por meio das técnicas de carimbos cortados a laser em MDF, stencil ou bordado. Além de explorar técnicas manuais de produção, o exercício também buscou integrar os alunos dos dois campi por meio de um processo criativo colaborativo.

Professora Isabella Aragão
isabella.aragao@gmail.com