Ações de extensão para formação de líderes: Projeto de incentivo ao protagonismo estudantil

O projeto Ações de extensão para formação de líderes, criado e coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Cavalcante, em parceria com as Profas. Dras. Sávia Gavazza e Bruna Fernandes, surge com a inovadora proposta de efetivar mentorias relacionadas ao contexto de liderança no mercado de trabalho, entendendo a necessidade de acolher e enunciar o potencial do corpo discente da universidade. Dessa forma, o foco do projeto é levar os estudantes ao protagonismo, incluindo, em sua formação, métodos de desenvolvimento intra e interpessoais, que fazem a diferença para a inserção e crescimento dos alunos no mundo corporativo.

(Equipe do projeto, 2022)

Integrantes do projeto e convidados

Os coordenadores organizaram a iniciativa numa operação em três eixos. O primeiro deles é o curso Lidera: ambiente de formação de líderes na UFPE, que ministra aulas teóricas, majoritariamente on-line, sobre temas relacionados ao objetivo da ação, como Planejamento, Metodologias Ágeis e Comunicação Não Violenta. Além disso, o Lidera também articula encontros e palestras com estudantes egressos, profissionais estabelecidos e responsáveis de empresas convidadas e/ou parceiras, que discutem com os extensionistas – e, em caso de eventos amplos, também com o público geral – acerca de suas experiências.

(Equipe do projeto, 2022)

Encontro entre palestrantes e extensionistas

Como segundo eixo, houve a efetivação de uma disciplina eletiva no curso de Engenharia Civil, chamada Desenvolvimento de Liderança, dirigida pelas professoras Sávia e Bruna. A cadeira dá continuidade ao Lidera ao abordar conteúdos como Cultura de Inovação, Valores e Comportamento Ético, Autoconhecimento –  Inteligência Emocional, Gestão de Conflitos e Governança Corporativa.

O destaque do projeto é, porém, o seu terceiro eixo, no qual os conhecimentos do Lidera são postos em prática, sendo os estudantes extensionistas incentivados a desenvolverem seus próprios projetos. Dois exemplos são: Acolhimento dos estudantes internacionais, pela extensionista Bignon Eunice Bandiri Bani, e Diminuindo a evasão acadêmica da UFPE, pelo extensionista Eduardo Meirelles Terra. Ambos estão em desenvolvimento e buscam a transformação social das realidades observadas pelos estudantes, os quais encontram, na ação de extensão, apoio, conhecimento, ferramentas e metodologias para a execução das atividades.

Atualmente, a equipe do Ações de extensão para formação de líderes busca estabelecer ainda mais parcerias, para seguir investindo em seus planos e executando ações em prol da comunidade acadêmica e além. Como ressalta o professor Sérgio, a importância dessas colaborações está ligada ao desenvolvimento dos projetos estudantis: “O projeto no qual a pessoa estiver inserida tem que ser de interesse para alguém. Não pode ser um projeto voltado só para mim, fechado em mim mesmo, não: a gente quer que o aluno se abra e que a universidade se abra. Então a gente tem que trazer pessoas de mercado, pessoas de fora. Pode não ser mercado privado, eu posso estar trazendo uma pessoa de uma instituição pública que tenha algum interesse que a universidade possa resolver”. Ele explica: “Queremos que essa resolução seja feita pelos alunos, coordenada pelos alunos, para que eles tenham essa experiência de liderar projetos ainda na universidade”.

Apresentação do projeto Diminuindo a evasão acadêmica da UFPE

A visão expressa pelo professor ressoa na fala do estudante Eduardo Meirelles, que também é membro da comissão organizadora da ação: “Seja a mudança que você realmente quer: se você está vendo um problema da universidade, vá lá e resolva, procure formas de chegar até isso. O Lidera abriu muito os meus olhos nesse sentido: você é protagonista, você é alguém que pode fazer uma mudança dentro e fora da universidade. Muito melhor do que não fazer nada é ao menos fazer um pouco para poder mudar”.

Como meta final desta ação de extensão, que ainda está aberta às inscrições de discentes da graduação ou pós, os participantes desejam realizar um workshop de divulgação dos projetos concebidos e de interação com empresas. Além disso, existe também a intenção de produzir portfólios, relatórios de experiência e artigos relacionados aos projetos elaborados e ao tema da liderança, a fim de naturalizá-lo no meio acadêmico, despertando, na comunidade científica, mais engajamento e interesse social pela temática.

Para saber mais:

Instagram: @lideraufpe