A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023 em Pernambuco

Neste Boletim, o Especial abordou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento realizado todos os anos em outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e que visa à democratização da ciência no Brasil. Organizada, em Pernambuco, pelo Espaço Ciência, a SNCT contará com polos na UFPE, entre os quais está a Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine).

(Site da SNCT, 2023)

Arte de divulgação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo realizada anualmente, no mês de outubro, em escolas, universidades, museus, instituições de ciência e tecnologia, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos, sendo considerado o maior evento de popularização da ciência do país. Para o ano de 2023, o tema escolhido é Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, fazendo alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, na tentativa de reconhecer a importância dessas ciências para se atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)¹.

Dentre os principais objetivos da SNCT, está a promoção de atividades e ações de divulgação e de popularização da ciência, para que sejam estimulados a curiosidade científica e o pensamento crítico dos cidadãos. Diante disso, diferentes entidades produtoras de conhecimento colaboram com a realização do evento, como universidades e instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológico e centros e museus de ciência e tecnologia. A Semana é, então, mais do que uma política pública, firmando-se também como um compromisso de inclusão social.

(Galeria de fotos do site da UFPE, 2022)

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), na Cidade Universitária, em Recife - PE

A organização dos polos da SNCT em Pernambuco é realizada pelo Espaço Ciência, museu interativo de ciência e tecnologia localizado em Olinda, que abriga área de exposições, planetário e trilhas ao ar livre. A programação do evento no Espaço Ciência compreenderá atividades que se iniciam no dia 16 de outubro, com a abertura ocorrendo nas dependências do auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI-PE), localizada na Rua Vital de Oliveira, n° 32, Bairro do Recife, e se estendem até o fim do mês². Na ocasião do lançamento, acontecerá uma conferência intitulada Quais as contribuições que o conhecimento científico pode trazer para o desenvolvimento sustentável?, ministrada pela Profa. Dra. Giovanna Machado, diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e fundadora do Programa Futuras Cientistas³.

(Site da UFPE, 2023)

Anúncio de chamada de trabalhos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023

A Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) será um dos polos da 20ª SNCT na UFPE, recebendo atividades entre os dias 18 e 19 de outubro. Em setembro, foi realizada uma seleção, cujo resultado pode ser acessado no link, na qual foram submetidas propostas de oficinas e exposições de trabalhos e, em breve, será divulgada a programação oficial desses dias, em que equipes de projetos e programas científicos da UFPE e de outras instituições de ensino, como o IFPE e escolas municipais e estaduais apresentarão trabalhos de diferentes áreas, dentre as quais podemos citar o uso estratégico de ferramentas digitais; a análise do número de mulheres na ciência; robótica; e diferentes medidas sustentáveis no cotidiano humano.

Assim, a Cecine, que, desde sua fundação, ainda em 1965, tem como característica marcante ser um órgão que trabalha para a promoção da educação científica e tecnológica, está articulada nesta iniciativa nacional tão importante na formação de uma cultura de valorização do conhecimento construído de maneira séria e capaz de impactar positivamente a sociedade.

Para mais informações:

Instagram da Proexc: @extensaoecultura.ufpe

Instagram da Cecine: @cecine.ufpe

¹ “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil”. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

²  Em breve, a programação completa da SNCT para o estado será divulgada no site oficial da Semana Nacional e em suas redes sociais.

³ Programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que estimula o contato entre alunas e professoras da rede pública de ensino e as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

Data da última modificação: 10/10/2023, 15:24