Projeto PROAMA amplia debate sobre a importância do aleitamento materno

Apesar das taxas de aleitamento materno terem apresentado aumento nos últimos anos, dados da Organização Mundial de Saúde revelam que a taxa de amamentação exclusiva entre crianças menores de seis meses ainda é de apenas 45,7%. Entendendo que para aumentar esse percentual é preciso a circulação de informação de qualidade sobre a temática, o projeto Amamentar busca levar informação e acolhimento às mães no contexto do aleitamento materno.

O projeto é composto por estudantes da UFPE dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Esses discentes atuam em escolas, Unidades Básicas de Saúde, hospitais e demais locais onde a amamentação possa ser fortalecida.

Sabe-se que, de acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos e, a cada ano que a mulher amamenta, o risco de desenvolver câncer de mama reduz em 6%. Dessa forma, ficam claros os benefícios da amamentação, que estreita a relação entre mãe e filho e contribui para todo o planeta, pois é sustentável e até mesmo ecológica.

Esses vários aspectos da amamentação são tratados nos encontros do projeto Amamentar, organizados da seguinte maneira: nas segundas e quintas à tarde, são realizados atendimentos com puérperas no alojamento conjunto do Hospital das Clínicas (HC); já com as gestantes, o trabalho ocorre nas sextas pela manhã, no setor de pré-natal do HC. Também são realizadas oficinas com gestantes internadas no alojamento conjunto do hospital, de uma a duas vezes por mês, e a equipe do projeto planeja expandir essas oficinas para a comunidade em geral.

Mais informações, acesse: @projetoamamentar.ufpe

Data da última modificação: 31/01/2024, 10:44