Inscrições para participar do evento Clubes de Ciência seguem até o dia 17 de Dezembro

O Clubes de Ciência Brasil (CdeCBr) é uma organização sem fins lucrativos que visa despertar e desenvolver o interesse científico em jovens, por meio de oficinas e mentorias gratuitas, oferecidas por pesquisadores de universidades do mundo inteiro. O Projeto possui a missão principal de ampliar o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, a fim de inspirar e orientar as futuras gerações de pesquisadores por meio de uma rede de colaboração científica.

Entre os dias 22 e 26 de janeiro, o CdeCBr vai promover um evento na UFPE em que serão ofertadas oficinas, conhecidas como clubes de ciência, e palestras sobre temas pertinentes. As oficinas serão ministradas por professores da UFPE e por uma pesquisadora da Universidade de Stanford para alunos do Ensino Médio e jovens no início da graduação.

Os estudantes têm até o dia 17 de dezembro para se inscreverem no processo seletivo, mediante cadastro na plataforma digital da organização.  Podem se inscrever alunos matriculados no Ensino Médio, bem como estudantes que estejam cursando até o 4º período da graduação, além de jovens com até 24 anos na condição de estudantes não matriculados em instituição de Ensino Superior. Mais informações podem ser consultadas no edital do processo seletivo.

São ofertadas, ao todo, 130 vagas. Estas estão distribuídas entre os clubes “Procurando a minha molécula: uso de técnicas moleculares no estudo sobre o Estresse Oxidativo”; “Explorando a Nanotecnologia: Desenvolvimento de sistemas nanoestruturados”; “Laboratórios Sustentáveis - Bora fazer nossa parte, cientistas?”; “Nanobiotecnologia e Biofotônica”; “Vacinas: da Pesquisa à Proteção”; “Epidemiologia em ação: Investigação de surtos e epidemias”. Haverá reserva de vagas destinadas a políticas afirmativas, relacionadas a critérios de Identidade, cor/etnia, PCD e questões socioeconômicas, listadas no edital.

Durante o processo de seleção, os estudantes devem responder um questionário avaliativo sobre: suas trajetórias e perspectivas futuras; o interesse em participar dos clubes; as visões que possuem sobre a ciência e as mudanças que ela proporciona na sociedade; além de terem que apresentar um problema e explicar como o conhecimento científico pode auxiliar em sua resolução. As respostas valem de 0 a 5 pontos, em uma escala de classificação de “inadequada” até “exemplar”. O somatório final definirá a classificação do aluno para a participação.

Instagram do Clubes de Ciência @clubesdecienciabrasil
contact@clubesdecienciabrasil.com