Voltar

Confira o Lançamento da nova edição da Estudos Universitários

                                                                (Acervo Proexc, 2023)

    Nessa última sexta-feira, 01/12, das 10 às 12 horas, houve o lançamento do volume 40, número 1, da Estudos Universitários: revista de cultura (EUs), idealizada em 1962 pelo educador Paulo Freire e outros colaboradores do Serviço de Extensão Cultural (SEC), atual Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFPE). A edição foi concebida sob o tema Raça, gênero e classe social: Atravessamentos identitários e tensionamentos sociais, reunindo uma coleção de 10 textos, entre eles uma entrevista, estudos, relatos de experiência e resenhas, que problematizam, de maneira  inter e multidisciplinar, questões relacionadas a esses eixos.

 

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal no Youtube da UFPE, tendo acontecido presencialmente no auditório principal do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Instituto LITPEG) e sido mediado pela servidora Roberta Japiassú, traduzido simultaneamente para Libras pelas intérpretes Rayane Rodrigues e Júlia Dias. Iniciou-se, então, em um primeiro momento, a apresentação da editora-chefe do periódico, a Profa. Dra. Sylvana Melo dos Santos, Docente Titular do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPE, que ressaltou a importância do trabalho social historicamente desenvolvido pela EUs desde sua fundação e comentou sobre os assuntos tratados em cada texto da coletânea, apresentando-os em detalhes.
 


(Acervo Proexc, 2023)

(Sylvana Melo, Editora-Chefe da EU’s)

     “É com satisfação que apresento a vocês mais um volume da revista Estudos Universitários, com dez textos cuidadosamente escritos, criteriosamente revisados e com a qualidade que faz jus ao esperado de uma revista que, ao longo das suas últimas seis décadas de existência, se consolidou como um veículo fundamental de divulgação das informações. Além da pluralidade de tipologias de publicação, com diferentes gêneros textuais, chama a atenção a sua postura historicamente consolidada de discutir questões fundamentais relacionadas com a diversidade de nossa sociedade e assim, ainda que existam críticas – elas sempre vão existir –, a liberdade de expressão permanece e a Estudos Universitários figura como um real exemplo de resistência, de perseverança e de excelência, chegando ao seu volume de número 40.1”, declarou, na ocasião, a editora-chefe.

 

Em interlocução com as falas da editora, os autores participantes da edição Diogo Valença de Azevedo Costa, Emanuele Cristina Santos do Nascimento, Cledson Severino de Lima, Auxiliadora Maria Martins da Silva e Flávia da Silva Clemente, mesmo à distância, puderam comentar, por meio de vídeos, os artigos de sua autoria.
 


(Acervo Proexc, 2023)

(Mesa de lançamento)

 

No segundo momento do encontro, formou-se uma mesa dividida entre  a editora-chefe, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria da Conceição dos Reis, o Babalorixá e Doutor Honoris Causa pai Ivo de Xambá – que também participou da edição –, o Professor Emérito da UFPE Flávio Henrique Albert Brayner e o reitor da Universidade, Alfredo Gomes, que, em comunhão, pronunciaram-se sobre a história, o valor e o compromisso do periódico com a realidade brasileira, ressaltando a importância temática do volume recém-lançado e denunciando as questões vigentes, relacionadas aos preconceitos ainda enfrentados na sociedade brasileira, que motivaram a sua escolha.
 

(Acervo Proexc, 2023)


          (Conceição Reis, Pró-reitora de Extensão e Cultura)

 

Em sua fala, a pró-reitora Maria da Conceição dos Reis ressaltou como “[A política dessa revista] busca abranger todos os problemas e todas as temáticas que envolvem situações problemáticas na sociedade. Essa [Raça, gênero e classe social: Atravessamentos identitários e tensionamentos sociais] é uma delas, que envolve  muito o nosso pensar, o nosso ser, a nossa existência enquanto pessoas negras dentro da sociedade. Quando a gente pensa nessa interseccionalidade que envolve raça e gênero, é muito importante vermos as discussões que são abordadas e como a revista vem a contribuir com essa discussão. Foi isso o que vimos na apresentação dos estudos, das resenhas e da entrevista: uma problemática que a gente precisa sempre estar repensando, nessas possibilidades de outras condições de vida. [...] [Gostaria de] agradecer, então, a todas as presenças que estão aqui, de pessoas envolvidas também nessa gestão, nessas temáticas, na preocupação da gente publicar cada vez mais as nossas pesquisas, as nossas produções e as nossas intenções, pois, a partir do momento que fazemos publicações como essa, estamos dizendo da nossa responsabilidade social com a sociedade, com a universidade, com essa relação dialógica que a extensão promove”.
 



 

(Acervo Proexc, 2023)


(Alfredo Gomes, Reitor da UFPE)

 

Por sua vez, encerrando a mesa, o reitor Alfredo Gomes pronunciou-se: “É muito importante, na linha que Flávio [o qual havia discursado anteriormente] está colocando, que as temáticas sociais e culturais entrem de forma cada vez mais expressiva para discutir-se, neste momento particular da história do Brasil, o que é que nós podemos definir, influenciar, no que concerne ao projeto nacional. A gente está sendo tomado por perspectivas que, além de provocarem grande divisão nacional, como foi na última eleição, precisam ser superadas. Precisamos elevar a grande parte da população para construir um projeto que possa ser consolidado em um tempo futuro, de forma mais concreta. Acho que essa é uma contribuição que envolve temas tão importantes, como raça, gênero, etnia, a questão da diferença e da diversidade, consolidando-os como algo que não pode ser questionado nessas pautas de costumes que tentam fazer a manipulação das pessoas de forma muito concreta no dia a dia. Precisamos estabelecer um entendimento mais amplo, junto à população, em torno de temas tão importantes. Nesse sentido, acho que a revista vem contribuir para esse debate, para que ele possa ser feito de forma mais consistente, elevando todos que possam compartilhar dessa publicação e trazer outras perspectivas”. 

 

Preocupando-se, a cada lançamento, com os dilemas do tempo presente e com a circulação dos saberes entre a Academia e os diversos setores da sociedade, a Estudos Universitários prepara-se para, atualmente, em sua longevidade, seguir para sua próxima publicação: o volume 40, número 2, trazendo em voga o tema Urbanização em debate – desafios e perspectivas. 

Esta edição da revista, bem como as passadas e as futuras, pode ser encontrada no seu próprio site. Mais informações e notícias sobre o periódico também podem ser acessadas através do perfil da Proexc no Instagram.
Data da última modificação: 07/12/2023, 16:32