Sobre Sobre

O PrInt é um programa criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem como objetivo estimular a formação de redes de pesquisas internacionais, ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e aprimorar a qualidade da produção acadêmica.

Serão financiadas demandas como auxílio para missões de trabalho no exterior, manutenção de projetos, bolsas no exterior (doutorado sanduíche, professor visitante júnior e sênior e capacitação em cursos de curta duração), além de bolsas no Brasil (jovem talento, professor visitante e pós-doutorado).

O projeto institucional de internacionalização da UFPE totaliza mais de R$ 20,5 milhões, distribuídos em quatro anos de desenvolvimento do plano de internacionalização. Fazem parte do PrInt/UFPE 19 programas de pós-graduação: Biologia Animal, Biologia de Fungos, Biologia Vegetal, Ciência da Computação, Ciência Política, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Física, Genética, Inovação Terapêutica, Matemática, Medicina Tropical, Oceanografia, Química, Serviço Social, Sociologia e Tecnologias Energéticas e Nucleares

Ao todo, a Capes contemplou 36 Instituições de Ensino Superior (IES) que participaram do processo de seleção iniciado em 2017. Os projetos escolhidos foram implementados em novembro e têm um prazo de duração de quatro anos. A partir de 2019, a Capes investirá – anualmente – no programa, R$ 300 milhões.

Notícias Notícias

Voltar

Workshop de Pesquisa da UFPE discutiu questões sobre Enfrentamento da Covid-19

Evento virtual reuniu resultados preliminares de pesquisas de combate ao coronavírus.

 

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e o Comitê Científico para o Enfrentamento da Covid-19 realizaram, na última quinta-feira (28), o I Workshop de Pesquisa da UFPE sobre o Enfrentamento da Covid-19.  O evento aconteceu de forma virtual e reuniu os coordenadores dos projetos e planos de pesquisa aprovados no Edital Propesq nº 06/2020 - Emergencial de Credenciamento e Fomento de Projetos, Visando Ações para o Diagnóstico e Prevenção da Covid-19 e também, os projetos que integram o Observatório de Pesquisa da Covid-19

“Fico muito feliz que esse fórum se realize para que a gente possa conversar sobre as pesquisas, conversar sobre os resultados, possa dar transparência, apresentar a sociedade o que a gente está fazendo porque esse é  o nosso papel, particularmente, em um momento como esse em que vivemos”, afirmou o Reitor Alfredo Gomes no início do evento.

Os coordenadores que participaram do workshop apresentaram os resultados preliminares dos planos e projetos de pesquisa por eixo temático. Os eixos foram “Diagnóstico e Identificação do Vírus”, “Políticas Públicas”, “Economia e Sociedade”, “Eixo Indústrias Criativas”. Ao todo, foram apresentados 55 projetos.

Sobre o workshop, o Diretor de Pesquisa, Professor Pedro Carelli comentou: “Foi muito interessante ver tudo que já está acontecendo, muitos trabalhos já haviam começado, o apoio da Propesq só fez dar aquele empurrãozinho que o pessoal precisava, outros dependem da chegada dos materiais e tem um tempo diferente, mas foi muito gratificante ver todas as apresentações”. 

“Esse é o primeiro evento, um evento que era para ser de resultados parciais, mas muitos projetos já andaram bastante e a partir do que foi apresentado vamos montar o nosso I Boletim de Pesquisa” Registrou a Pró-reitora da Propesq, Professora Carol Leandro.

O I Boletim de Pesquisa sobre o Enfrentamento da Covid-19 será publicado em breve pela Propesq.

 

Confira a listagem dos projetos apresentados.

 

Mais informações

Secretaria da Propesq

proreitor.propesq@ufpe.br

Data da última modificação: 02/06/2020, 11:24