O Programa O Programa

A Pós-Graduação em Letras teve início com cursos de Especialização em 1975. No segundo semestre de 1976, surgiu o Mestrado em Linguística e Teoria da Literatura, que obteve credenciamento em 1980. Os cursos de Doutorado em Linguística e Teoria da Literatura iniciaram, respectivamente, em 1990 e 1996.

Desde sua criação, em 1976, a Pós-Graduação em Letras tem como objetivo geral a formação de profissionais qualificados para as atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Teoria da Literatura e Linguística, tendo como prioridade a busca contínua pelo avanço do conhecimento científico nos seus respectivos campos de estudo.

O objetivo específico dos cursos de Mestrado é oferecer condições – através das linhas de pesquisa, dos grupos e núcleos de pesquisa, das orientações, das disciplinas oferecidas, da biblioteca do programa, e dos seminários e congressos promovidos – para que o aluno aprofunde e desenvolva seu conhecimento profissional e acadêmico e, principalmente, sua habilidade para realizar pesquisa nos citados campos de estudo.

No Doutorado, o objetivo específico consiste em oferecer ao aluno oriundo do Mestrado oportunidade para que ele possa desenvolver, nas citadas áreas de concentração do Programa, estudo avançado, original e independente, habilitando-o plenamente para o ensino e a pesquisa intelectual e científica.

É relevante frisar que o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, de longa tradição em pesquisa, foi o primeiro a ser instalado no Nordeste e Norte do País. Em dezembro de 2009, contava com 500 dissertações e 131 teses defendidas. Isto revela que o Programa tem formado uma considerável massa crítica de pesquisadores, hoje situados em todas as regiões do país.

Na Pós-Graduação em Letras, há vários Núcleos e Grupos de Pesquisa em funcionamento, desenvolvendo trabalhos que, por meio dos seus estudos, vêm tendo impacto nacional. Estão engajados no programa Docentes Doutores, quatro dos quais recebem bolsa de Produtividade em Pesquisa/CNPq (níveis 1D e 2). Dos atuais docentes, parte é de Teoria da Literatura e a outra parte de Linguística.

O Programa de Pós-Graduação em Letras promove e assessora cursos de especialização nas áreas de Literatura, Línguas e Linguística, e mantém a revista Investigações: Linguística e Teoria Literária, que divulga artigos de pesquisadores nacionais e estrangeiros das duas áreas, em dois números anuais.