Informes Informes

24/05/2024 Colóquio (Presencial) Skyrmions Magnéticos e Ondas de Spin: Introdução e Aplicações em Computação Não Convencional - Raí Maciel de Menezes (Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco)

Prezados membros do DF,

Segue abaixo informações sobre o Colóquio (Presencial) que será apresentado nesta sexta-feira, dia 24/05/2024

Palestrante:

Raí Maciel de Menezes

Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco

Título:

Resumo:

Skyrmions magnéticos e ondas de spin (magnons) estão entre os principais candidatos para o desenvolvimento de novas tecnologias baseadas em spin e para aplicações de transporte de informações. Essencialmente, a estabilidade inerente dos skyrmions magnéticos (favorecida por sua carga topológica), junto com seu tamanho extremamente pequeno (podendo chegar até alguns nanômetros) e a corrente ultrabaixa necessária para movê-los em nanoestruturas, são as principais vantagens da chamada skyrmiônica. Não menos importante, a magnônica oferece menor consumo de energia em comparação à eletrônica e a excitação de magnons de alta frequência torna possível a criação de dispositivos nanométricos para o transporte de informação ultrarrápido. Neste colóquio, introduziremos os conceitos básicos de skyrmions e ondas de spin, discutiremos várias alternativas para a manipulação de tais estados magnéticos e como eles podem ser utilizados em dispositivos de computação não convencionais.

Mini Biografia:

Graduado em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2014.2). Mestre em Física pela UFPE (2016.2). Doutor em Física pela Universidade de Antuérpia e pela UFPE (2021.2). Fez pós-Doutoramento na Universidade de Antuérpia com fellowship da Research Foundation Flanders (FWO) - Bélgica (2022.1-2023.1). Agraciado com o Prêmio Capes de Tese 2022 da área de ASTRONOMIA / FÍSICA. É professor da Universidade Federal de Pernambuco desde 2023 e pesquisador associado da Universidade de Antuérpia. Tem experiência na área de magnetismo, simulação da dinâmica de spins e micromagnética, skyrmions magnéticos e ondas de spin.

Local: Auditório do Departamento de Física / CCEN / UFPE

Horário: 16h00