Informes Informes

13/05/2022 Colóquio (WEBINAR) Optical microcavities: Keeping non-linearities under control – Gustavo Wiederhecker (Departamento de Física Aplicada – DFA/IFGW - Universidade Estadual de Campinas)

Título:Optical microcavities: Keeping non-linearities under control

Coloquialista:
Gustavo Wiederhecker
Departamento de Física Aplicada – DFA/IFGW
Universidade Estadual de Campinas

Resumo:

O confinamento da luz em microguias e cavidades ópticas permite-nos alcançar os regimes exóticos da óptica não-linear, mesmo utilizando potências diminutas. Em particular, a recirculação da luz em microcavidades ópticas é capaz de tornar o campo armazenado milhares de vezes mais intenso que o campo incidente. Nestas microestruturas, também é possível manipular a reposta óptica e moldar a interação da luz com oscilações de elétrons e fônons. Tal interação permitiu o desenvolvimento de diversas funcionalidades, como a geração de pentes de frequência óptica, processamento de sinais de radio-frequência, resfriamento de sistemas mesoscópicos ao estado fundamental de vibração. Nesta palestra, revisarei nosso progresso recente neste campo com ênfase em resultados recentes, como a sondagem da dinâmica não-linear de modos vibracionais ou geração de novas frequências ópticas e mecânicas [1-5].

1.Barnard, A. W., Zhang, M., Wiederhecker, G. S., Lipson, M. & McEuen, P. L. Real-time vibrations of a carbon nanotube. Nature 566, 89–93 (2019).
2. Primo, A. G. et al. Quasinormal-Mode Perturbation Theory for Dissipative and Dispersive Optomechanics. Phys. Rev. Lett. 125, 2020
3. Inga, M. et al. Alumina coating for dispersion management in ultra-high Q microresonators. APL Photonics 5, 116107 (2020)
4. Fujii, L. te al. Dispersion tailoring in wedge microcavities for Kerr comb generation. Optics Letters Vol. 45, Issue 12, pp. 3232-3235 (2020)
5. Rodrigues, C.C.et al. Optomechanics Synchronization across Multi-Octave Frequency Spans. Nature Communications. 12, 5625 (2021)

Short bio:
Gustavo Wiederhecker é Professor Associado da Universidade Estadual de Campinas, seu laboratório de pesquisa tem como objetivo a investigação de fenômenos ópticos não lineares em dispositivos microfotônicos, com ênfase na interação entre luz e ondas mecânicas e processos paramétricos. Antes de ingressar na Universidade de Campinas em 2011, ele obteve seu B.Sc. e Ph.D. Graduado em Física pela mesma Universidade e foi pós-doutorando na Cornell University de 2008 a 2011. Foi recipiente do Grande Prêmio CAPES José Leite Lopes por sua tese de doutoramento. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e editor associado do JOSA B (Journal of The Optical Society of America B).

Data, horário e local:
13 de maio de 2022 (sexta-feira) - 16h
Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

Orientações:
1. Entrar com o microfone desligado.
2. Entrar com o email institucional (@
ufpe.br)